Buscar

O que é hidrocefalia?

Gostaria de saber sobre essa doença. O que é, causa e consequências para a saúde.

💡 3 Respostas

User badge image

Ariele Costa

Existem processos patológicos que interferem na produção, circulação e absorção do liquor, causando as chamadas hidrocefalias. Estas se caracterizam por um aumento da quantidade e da pressão do liquor, levando a uma dilatação dos ventrículos e compressão do tecido nervoso de encontro ao estojo ósseo, com conseqüências muito graves. Às vezes a hidrocefalia ocorre durante a vida fetal, geralmente em decorrência de anomalias congênitas do sistema ventricular. Nesses casos, como os ossos do crânio ainda não estão soldados, há grande dilatação da cabeça da criança, o que freqüentemente dificulta o parto. Existem dois tipos de hidrocefalias: comunicantes e não-comunicantes. As hidrocefalias comunicantes resultam de um aumento na produção ou deficiência na absorção do liquor, devidos a processos patológicos dos plexos corióides ou dos seios da dura-máter e granulações araenóideas. As hidrocefalias não-comunicantes são muito mais freqüentes e resultam de obstruções no trajeto do liquor, o que pode ocorrer nos seguintes locais:

a) forame interventricular, provocando dilatação do ventriculo lateral correspondente:

b) aqueduto cerebral, provocando dilatação do III ventriculo e dos ventrículos laterais;

c) aberturas mediana e laterais do IV ventriculo, provocando dilatação de todo o sistema ventricular; 

d) incisura da tenda, impedindo a passagem do liquor do compaitimento infratentorial para o supratentorial, provocando também dilatação dc todo o sistema ventricular.

Existem vários procedimentos cirúrgicos visando diminuir a pressão liquóriea nas hidrocefalias. Pode-se drenar o liquor por meio de um cateter, ligando um dos ventrículos cerebrais à veia jugular interna, ao átrio direito ou à cavidade peritoneal.

 

Referência: MACHADO, Angelo. Neuroanatomia Funcional. 2ª ed. São Paulo: Atheneu, 2004. 363 p.

1
Dislike0
User badge image

Mário Vinicius Coelho

Obrigado Ariene, foi mais do que eu precisava, mas ficou bastante explicativo assim!

0
Dislike0
User badge image

Vanquiria Klipel

Hidrocefalia é o acúmulo de líquido no cérebro. Este líquido, chamado liquor ou líquido cefalorraquidiano, é produzido pelo próprio cérebro e circula por todo o sistema nervoso central, inclusive pela coluna vertebral, retornando ao cérebro para ser reabsorvido. 

A função do liquor é proteger e hidratar o cérebro e a medula espinhal. Porém, quando há algum distúrbio na produção, circulação ou absorção desse líquido, pode surgir a hidrocefalia.

A grande maioria dos casos de hidrocefalia ocorre devido a problemas na absorção do liquor, o que aumenta a quantidade de líquido no interior do cérebro.

volume normal de líquido cefalorraquidiano em adultos varia entre 100 ml e 150 ml, enquanto que em bebês fica entre 40 ml e 60 ml.

A hidrocefalia pode surgir antes do nascimento, durante a infância ou na idade adulta, por diversas causas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais