Buscar

Qual e a diferença entre a cultura primitiva e a cultura civilizada?

💡 2 Respostas

User badge image

Mike Yuri Silva

Olá, amigo, boa noite! As são parte de conceitos configurados tanto na corrente da Antropologia, de uma forma mais restrita, como nas Ciências Sociais como um todo. Na Antropologia, você a encontra sendo trabalhada nas correntes da Antropologia Cultural, Margaret Mead, por exemplo, é uma das maiores teóricas, assim como Fraz Boas. 

As correntes que geram essa distinção entre o que é compreendido como "primitivo" e "civilizado" encontram-se no Evolucionismo antropológico. Os maiores teóricos nas correntes Evolucionistas são: Edward B. Tylor (1832-1917), Lewis H. Morgan (1818-1881) e James Frazer (1854-1941).

Configuram-se como:

 

Na religião, por exemplo

PRIMITIVO ---------------- CIVILIZADO

Animismo........................Monoteísmo

 

A crença

PRIMITIVO ---------------- CIVILIZADO

Magia................................Ciência

 

POVOS PRIMITIVOS
 
•Pensamento infantil;
•Ausência de invenção;
•Anarquia ou tirania;
•Comunismo primitivo;
•Comunismo sexual, promiscuidade; poligamia;
•Ignorância religiosa, amoralidade, etc.
 
 
Povos Superiores
 
•Pensamento cientifico;
•Capacidade tecnológica;
•Democracia parlamentar;
•Propriedade privada;
•Monogamia;
•Monoteísmo, moralidade, etc.
 
Espero ter ajudado! ;) 
1
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

Todos os grupos humanos tem a sua cultura própria, em diferentes níveis de complexidade. Essa cultura são manifestações materiais e imateriais de uma coletividade, não importando quão primitiva ela possa ser, se referindo a um todo complexo adquirido pelos seres humanos ao longo da sua existência. Insere-se nesse todo, os valores morais, os conhecimentos, as crenças, as leis, o modo de conduta, os hábitos, os costumes, as habilidades e competências e heranças culturais transmitidas aos membros de uma sociedade. Cultura Primitiva é um termo da antropologia clássica e se refere as sociedades primitivas nos primórdios, mas também aos povos indígenas. Tem como característica a oralidade, a ausência de técnica de escrita, a linguagem mágica, os rituais, o mito e o uso de técnicas não muito complexas. A cultura primitiva está presente em grupos sociais de clã ou tribo, mais simples, sem a presença do Estado, mas com a presença política, com uma cultura elementar e original. Cultura civilizada é o termo que explica o conjunto de mudanças geradas através do tempo em determinado grupo social. As características da cultura civilizada são a vida urbana, com Estado estruturado, religião institucionalizada, domínio da escrita, linguagem científica e uso de tecnologias. A cultura civilizada vê o indivíduo como ser socializado, integrado e acomodado na sociedade e nos seus valores.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais