Buscar

Considerando os sistemas cardiovascular, sanguíneo e respiratório, explique todo o processo envolvido na oxigenação tecidual (respiração).

💡 2 Respostas

User badge image

Suellen Gomes Vitorino

temos s pequena circulação que basicamente consiste em transformar hemacia descarboxilizada em oxidada (tecido, capilares, venulas, veias cava superior e inferior, atrio direito, ventriculo direito, arteria tronco pulmonar, pulmoes, veias pulmonares, atrio esquerdo)

 a grande circulação trata-se em levar oxigenio para todos os tecido do corpo (atrio esquerdo, ventriculo esquerdo, arteria aorta, arteriolas, capilares, tecido)

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A fisiologia cardíaca compreende a entrega de sangue oxigenado da circulação pulmonar para o lado esquerdo do coração e para os tecidos, e a entrega de sangue desoxigenado para o sistema pulmonar. A fisiologia respiratória compreende a oxigenação do corpo através dos mecanismos de ventilação, perfusão e transporte dos gases respiratórios. Normalmente, em ambientes hospitalares, há grande presença de indivíduos que apresentam deficiência na oxigenação, por isso há a necessidade do profissional de enfermagem estar apto a reconhecer e lidar com situações pertinentes a oxigenação.


A hemoglobina funciona com um tampão de oxigênio dentro das hemácias. Quando o sangue passa pelos capilares pulmonares, a existência de um gradiente alvéolo-capilar gera fluxo, aumentando a PO2 no plasma. Com esse aumento da PO2 , a afinidade da hemoglobina pelo O2 também aumenta, portanto, existe uma relação entre a pressão parcial de oxigênio e o grau de saturação da hemoglobina.


Outra importante característica da hemoglobina é o fato de que, dependendo do ambiente no qual ela está, sua afinidade pelo oxigênio é reversível e agudamente modificada. Ela pode mudar sua conformação tridimensional, esconder o sítio de ligação do radical heme, e diminuir sua afinidade por O2.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais