Buscar

Sobre o assunto Assédio Moral nas relações de trabalho, quais são os aspectos a serem observados para que se configure o ato ilícito do empregador? Ci

💡 2 Respostas

User badge image

Caio Jonatan

O assédio Moral no Trabalho é um fenômeno social que tem se imposto na prática empresarial e jurídica, pois é um fenômeno multicausal que tem provocado inúmeros transtornos aos trabalhadores, aos processos produtivos e aos órgãos públicos vinculados ao problema. Tais consequências funestas são muitas vezes negligenciadas por agente públicos e empresários por não entenderem a profundidade que as pequenas agressões continuadas e frequentes têm na psique dos indivíduos, a deterioração causada nas relações interpessoais e desmotivação nos locais de trabalho, além do medo e insegurança que gera nas testemunhas.

0
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

Podemos dizer que quando um empregador comete assédio moral no ambiente de trabalho, ele viola o art. 187 do Código Civil e, por omissão, viola a norma de saúde no ambiente de trabalho. Ao violar essa norma, podemos dizer que o empregador comete ato ilícito.

Art187. Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes.

As normas de saúde no ambiente de trabalho estão previstas no art. 7º, XXII da Constituição Federal:

 Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;

Assim, o dano causado pelo ato ilícito do empregador é à integridade psíquica do empregado.  

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais