Buscar

Montagem de ligações de circuitos(simples e paralelo)

💡 1 Resposta

User badge image

Victor Rennan Souza

Ligações em série e em paralelo

As ligações dos componentes em um circuito podem ser feitas de forma paralela ou em série.

Um circuito eletrônico contendo somente um componente é algo muito incomum, mesmo para o acionamento uma simples lâmpada, normalmente utiliza-se mais de um componente, geralmente uma fonte de energia, a lâmpada e um interruptor.

Ligações em série:

Ligação em série com lâmpadas

Nas ligações em série, cada componente adicionado aumenta a resistência total do circuito, ou seja, a barreira entre as pontas do circuito eletrônico, sendo assim, a cada componente adicionado ao circuito, mais resistência será oferecida, então menos energia circulará, dividindo a tensão proporcionalmente a cada novo componente.

Para as ligações em série, a tensão necessária para alimentar todo o circuito é soma da tensão de cada componente adicionado, logo:

No exemplo acima, se cada lâmpada consome 1A, o circuito consumirá apenas 1A total.

As ligações em série tem como característica principal forçar a passagem da energia elétrica componente após componente, se um desses componentes queimar, todo o circuito será interrompido, a energia não circulará mais, e consecutivamente tudo para de funcionar:


Ligações em paralelo:

Para as ligações em paralelo, cada novo componente no circuito diminui a resistência total pois, como são ligados em paralelo, existem mais caminhos para a eletricidade percorrer, diminuindo assim a barreira entre o ponto de mais energia e o ponto de menos energia.

Como a resistência diminui a cada novo componente, a tensão necessária para alimentar o circuito permanece inalterada, o que muda é a quantidade de energia que circulará devido a baixa resistência, ou seja, há um aumento de corrente.

As ligações em paralelo tem como principal característica a independência de cada componente no circuito eletrônico, ou seja, se um componente queimar, os outros continuarão funcionando.

Nas ligações em paralelo, os componentes eletrônicos não podem operar a tensões diferentes, logo ao ligar em paralelo 2 lâmpadas de 110V e uma lâmpada de 36V, certamente a lâmpada de 36V queimará enquanto as outras funcionarão perfeitamente.

Nos circuitos eletrônicos é muito comum mesclar ligações em série com ligações em paralelo, porém, deve-se precaver muito bem nesse tipo de ligação para evitar o mal funcionamento e prováveis queimas de componentes caso a

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais