Buscar

De um modo geral, como o Banco do Brasil pode ajudar/ajuda as demais instituições financeiras demais organismos a ele ligados direta ou indiretamente?

💡 2 Respostas

User badge image

CATIA LUCIANA FOSS

 *** BANCO CENTRAL DO BRASIL – BC OU BACEN ***  

 

“O BC é a entidade criada para atuar como órgão executivo central do sistema financeiro, cabendo-lhe a responsabilidade de cumprir e fazer cumprir as disposições  que  regulam  o  funcionamento  do sistema e as normas expedidas pelo CMN.”

 

  *** São de sua privativa competência as seguintes atribuições ***

*Emitir papel-moeda e moeda metálica; 

*Executar os serviços do meio circulante; 

*Receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias; 

*Realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras; 

*Regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis; 

*Efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais; 

*Exercer o controle de crédito; 

*Exercer a fiscalização das instituições financeiras; 

*Autorizar o funcionamento das instituições financeiras; 

*Estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras; 

*Vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país. 

 

“O BC é considerado o banco dos bancos, gestor  do  SFN,  executor  da  política monetária,  banco  emissor,  banqueiro  do Governo e centralizador do fluxo cambial.”

2
Dislike2
User badge image

RD Resoluções

Uma banco é um estabelecimento que realiza transações financeiras, como investimentos, empréstimos e depósitos. Quase todo mundo lida com bancos em uma base regular. Tudo, desde depositar dinheiro até fazer empréstimos e trocar moedas, deve ser feito através dessas instituições financeiras.


Sendo assim, o Banco do Brasil, é de suma importância para ajudar as instituições financeiras no Brasil pois ele aceita depósitos e fornece segurança e conveniência aos seus clientes. Parte do objetivo original dos bancos era oferecer aos clientes segurança para seu dinheiro. Ao manter dinheiro físico em casa ou em uma carteira, há riscos de perda por roubo e acidentes, sem mencionar a perda de possíveis receitas de juros. Com os bancos, os consumidores não precisam mais manter grandes quantidades de moeda em mãos; transações podem ser tratadas com cheques, cartões de débito ou cartões de crédito.


Além disso, o Banco do Brasil desempenha papel frequentemente subestimado, como agentes de pagamento dentro do Brasil e entre outras nações. Os bancos não só emitem cartões de débito que permitem que os correntistas paguem pelas mercadorias com o cartão, como também podem organizar transferências eletrônicas com outras instituições.


Uma terceira importância do Banco do Brasil para o país, mas também dos outros bancos, é que os bancos essencialmente subscrevem transações financeiras emprestando sua reputação e credibilidade à transação; um cheque é basicamente apenas uma nota promissória entre duas pessoas, mas sem o nome de um banco e informações sobre essa nota, nenhum comerciante aceitaria. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais