A maior rede de estudos do Brasil

Como ocorre o transporte da urina, do rim até a bexiga?

Quero dizer, por quais estruturas esse resíduo liquido passa até chegar a bexiga...

Fisiologia Humana I

Humanas / Sociais


9 resposta(s)

User badge image

Cauana Neis

Há mais de um mês

 O transporte da urina do rim até a bexiga ocorre através dos ureteres. ^^

 O transporte da urina do rim até a bexiga ocorre através dos ureteres. ^^

User badge image

Fernanda Evangelista

Há mais de um mês

Nos rins tem a parte funcional que são os nefrons. Os nefrons são túbulos sinuosos formados pelas partes: glomérulo renal, cápsula glomerular, túbulos contorcidos proximais, túbulos retos ( alça de Henle), túbulo contorcido distal e ducto coletor.

No córtex renal e nas colunas renais há um grande predomínio de glomérulos com as cápsulas glomerulares, enquanto nas pirâmides renais predominam os túbulos retos e os túbulos coletores.E para formar a urina o nefron realiza: filtração, reabsorção e secreção. A filtragem ocorre no glomérulo renal e permite a passagem de um filtrado de plasma para dentro da cápsula. Mas esse filtrado não pode ser todo eliminado porque ocorreria uma desidratação, então ocorre a reabsorção de muitos componentes que não podem ser eliminados e essa reabsorção é feita por capilares sanguíneos que irrigam o rim. O que sobra dessa reabsorção são excessos de água e eletrólitos e componentes como uréia, amônia, ácido úrico.

Conforme esse liquido passa pelos túbulos do néfrons as células da parede desses túbulos são capazes de remover do liquido intersticial e lançar na luz do nefron substâncias em excesso, como drogas e toxinas. E por fim forma a urina.

O volume da urina eliminada depende da quantidade de bombeamentos do coração, mecanismos neurais, a atuação da angiotensina, do hormônio antidiurético, a quantidade de água que a pessoa bebe, algumas doenças e fatores ambientais.

Após a formação da urina nos nefrons, passa a percorrer os ductos coletores e esse lança a urina nas pirâmides e no ápice da pirâmide tem pequenos furos que são as papilas renais. Dessa papila a urina passa para os cálices menores que se unem e formam os cálices maiores, que se abrem na pelve renal. Nessa porção precede o ureter e é no hilo renal que inicia propriamente o ureter que com seu cumprimento de mais ou menos 25 cm chega ate a bexiga.

O ureter está conectado na parte posterior da bexiga, mas a sua abertura é no óstio do ureter que está na parte anterior  do trigono vesical , junto com o ostio interno da uretra. No momento da micção a bexiga controla a abertura do ostio interno da uretra e ao mesmo tempo o fechamento do ostio do ureter para que não ocorra o refluxo de urina aos rins.

Um dos fatores que ajuda essa passagem da urina ate a bexiga é a composição dos cálices, da pelve renal e do ureter que é de fibras musculares lisas que realiza movimentos peristálticos. Na bexiga urinaria também é constituída de fibra muscular lisa, mas que está em forma de espiral, o que proporciona a contração e o esvaziamento da bexiga.

Quando ocorre o esvaziamento da bexiga, a urina agora passa para a parte terminal do sistema urinário que é a uretra, e essa vi lançar no meio externo. No caso da mulher a uretra passa somente a urina, nos homens alem da urina passa também sêmem durante a ejaculação.

User badge image

Edvan Carlos Lima

Há mais de um mês

O sistema urinário remove do organismo humano os resíduos químicos e o excesso de água. É composto por: 

Rins - transformam em urina a água e as substâncias químicas removidas do sangue 
Ureteres - drenam a urina dos rins até a bexiga 
Bexiga - armazena a urina até que possa ser eliminada 
Esfíncteres - abrem e fecham a saída da bexiga, controlando a micção 
Uretra - canal através do qual a urina é expelida do corpo 
A urina elimina o excesso de uréia, que é produzida quando alimentos contendo proteínas (carnes, laticínios, certos vegetais) são processados pelo corpo. 

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes