Buscar

fundamentos de filosofia

Questão 1/5 - Fundamentos de Filosofia
Leia o fragmento a seguir: “O positivismo é o movimento de pensamento que dominou parte da cultura europeia em suas expressões não só filosóficas, mas também políticas, pedagógicas e literárias (é este o período do verismo e do naturalismo) desde cerca de 1840 até os inícios da primeira guerra mundial. Os traços de fundo do ambiente sociocultural que o positivismo interpreta, exalta e favorece são: uma substancial estabilidade política, o processo de industrialização e desenvolvimentos por vezes portentosos da ciência e da tecnologia” (REALE, Giovanni. História da Filosofia. Vol. V. São Paulo: Paulus, 2005, p. 287). De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando a afirmativa correta.
A
A revolução industrial europeia aconteceu graças ao progresso científico e tecnológico desenvolvido a partir da filosofia positivista.
B
O Terceiro Estado – Positivo – é uma superação dos anteriores – Teológico e Metafísico. Nele, a ciência terá um papel supremo, na medida em que a mesma será a responsável pela explicação das leis da natureza.
C
A influência do Positivismo foi tamanha que, as ciências físicas, químicas e biológicas adotaram os métodos da Sociologia, para explicar os fenômenos naturais.
D
Segundo a teoria frenológica do médico alemão Franz Joseph Gall, faculdades mentais determinariam a constituição orgânica do cérebro.

💡 12 Respostas

User badge image

Angelica Santos

Vc tem grupo no WhatsApp de colegas q fazem serviço social?
1
Dislike0
User badge image

Marcia Bittencourt

sim, é só vc me passar teu número

1
Dislike0
User badge image

Hilda Borck

B   -      O Terceiro Estado – Positivo – é uma superação dos anteriores – Teológico e Metafísico. Nele, a ciência terá um papel supremo, na medida em que a mesma será a responsável pela explicação das leis da natureza.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

fundamentos de filosofia

Formacao Socio-historica do Brasil Acessar Turma Turma: Formacao Socio-historica do Brasil

UNINTER

User badge image

Rosiele Barbosa Barbosa