A maior rede de estudos do Brasil

fundamentos de filosofia

Questão 3/5 - Fundamentos de Filosofia
Leia o seguinte fragmento: “Karl Marx nasceu em Trier, em 15 de maio de 1818, filho de Heinrich, advogado, e de Henriette Pressburg, dona de casa. O pai e a mie de Marx eram de origem judaica. Entretanto, em 1816-1817, em virtude das leis anti-semitas em vigor na Renânia, quando teve de escolher entre sua fé e a profissão de advogado, Heinrich escolheu a profissão. Karl realizou os estudos secundários em Trier e, depois, foi para Bonn, a fim de estudar leis. Em Bonn, Karl preferia a vida goliardesca ao estudo. Assim, seu pai tomou a decisão de fazer com que prosseguisse seus estudos na mais austera Universidade de Berlim. Desse modo, em 1836, Marx se transferiu para Berlim” (REALE, Giovanni. História da Filosofia. Vol. V. São Paulo: Paulus, 2005, p. 171). De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando a afirmativa incorreta.
A
Segundo Karl Marx, são os indivíduos determinados, sob determinadas condições históricas que realizam os acontecimentos históricos.
B
Ainda que concorde com o movimento hegeliano, segundo Marx, sua dialética representaria uma antítese à daquele, pois que partia de um ponto diferente: a realidade material.
C
Diferentemente de Hegel, para quem as ideias movem o mundo, segundo Marx, são os acontecimentos históricos que determinam nossos costumes e crenças culturais.
D
Nas Teses contra Feuerbach, Marx afirma que a Filosofia já havia cumprido seu papel de interpretação da realidade e de sua respectiva transformação.


1 resposta(s)

User badge image

Hilda

Há mais de um mês

D - Nas Teses contra Feuerbach, Marx afirma que a Filosofia já havia cumprido seu papel de interpretação da realidade e de sua respectiva transformação.

Você acertou!

D - Nas Teses contra Feuerbach, Marx afirma que a Filosofia já havia cumprido seu papel de interpretação da realidade e de sua respectiva transformação.

Você acertou!

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes