Buscar

do que sao constituidos os orgaos receptores finais que geram impulsos nervosos em resposta as vibracoes sonoras

💡 4 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Os órgãos receptores são os órgãos dos sentidos visão, audição, olfato, paladar e corpúsculos táteis com conexões nervosas adaptada à transdução dos sentidos. Nesse contexto, o sistema auditivo é composto por células ciliadas.


Células ciliadas são os receptores sensoriais dos sistemas auditivo e estão presentes em todos os vertebrados. Através da mecanotransdução, as células ciliadas detectam movimento em seu ambiente. Em mamíferos, as células ciliadas auditivas são localizadas no órgão de Corti, numa fina membrana basilar, na cóclea da orelha interna. Seu nome é dado devido aos tufos de estereocílios que se projetam a partir da superfície apical das células, uma estrutura conhecida como feixe ciliar, em direção à escala média, um tubo preenchido por fluido dentro da cóclea. As células da cóclea de mamíferos são de dois tipos anatômica e funcionalmente diferentes: as células ciliadas internas e externas. Dano a essas células resulta em sensibilidade auditiva diminuída e, como tais células não se regeneram em mamíferos, o dano é permanente. Outros organimos, como o peixe-zebra, por exemplo, possuem células ciliadas capazes de regenerar.


Portanto, os órgãos receptores finais que geram impulsos nervosos em resposta as vibrações sonoras são constituídos de células ciliadas.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Célula_ciliada. Acesso em 01 de agosto de 2018.

1
Dislike0
User badge image

josefa

o que sao constituidos os orgaos receptores finais que geram impulsos nervosos em resposta as vibracoes sonoras

 

0
Dislike0
User badge image

Letícia Pádua

Celulas ciliadas
0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais