Buscar

Quais as principais diferenças entre a bainita e a martensita?

Só para conseguir definir bem as diferenças, porque o resultado de ambas me parece ser muito semelhante. Já li esta seção no Callister e mais em uns 2 ou 3 livros e ainda não ficou muito claro.

💡 2 Respostas

User badge image

André Torregrosa

Olá, Daniel, 

As diferenças são sutis, mais percptíveis pelas propriedades macânicas e velocidade de formação.

https://www.youtube.com/watch?v=OQ5lVjYssko

https://www.youtube.com/watch?v=NcdCkN15-jE

Se levar em consideração apenas a metalografia a diferença será muito tênue e dará discussões, visto que é uma classificação visual mais humana do que da natureza. Mas veja como a Bainita sendo a intermediária entre a perlita e martensita (visto no ensaio Jominy de temperabilidade), e assim sendo, conserva características de ambos como o ferro α e a Fe3C típicos da perlita e a forma de ripas da maternsita. 

As maiores diferenças mesmo serão quanto a dureza e resistência ao impacto que cada formação contempla.

Procure por algum material escrito que contemple o ensaio Jominy, ensaios (impacto, dureza e tração) e metalografia dos pontos. Isso ampliará esta perspectiva.

 

1
Dislike0
User badge image

Julio C. Lourenço

Olá! Vamos tentar explicar para você!

As bainitas são de dois tipos:

Bainita superior: formada entre 300 e 540 ºC, em forma de ripas paralelas alongadas no interior de uma matriz ferrítica:

 

Bainita inferior: formada entre 200 e 300 ºC, na forma de agulhas ferríticas com partículas finas de cementita em seu interior:

 

Martensita: são do tipo rias ou agulhas, de célula unitária TCC:

Muitas vezes é difícil, realmente, de diferenciar a martensita da bainita. Existem entretanto, técnicas de preparação metalográfica específica para metais para se diferenciar isto. Um exemplo é através de ataques químicos coloridos que diferenciam bainita de martensita pela sua cor. O ataque LePera é um ataque químico famoso, que colori a Martensita de branco, veja como exemplo esta imagem retirada do trabalho entitulado "UTILIZAÇÃO DE METALOGRAFIA COLORIDA NA CARACTERIZAÇÃO DE UM AÇO SAE 4118H MODIFICADO SUBMETIDO A TRATAMENTOS ISOTÉRMICOS" dos autores S. Vurobi Jr.(1), (a); O. M. Cintho(1) - ano 2012.

 

Espero ter esclarecido sua dúvida!

Bons estudos!

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais