Buscar

Com relação a NATURALIZAÇÃO ORDINÁRIA assim como com relação a NATURALIZAÇÃO EXTRAORDINÁRIA, diferencie estas duas espécies assim como elabore um caso

💡 2 Respostas

User badge image

Sérgio Muniz

???

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

De acordo com Marcelo Novelino:

"Não existe um direito público subjetivo à obtenção da naturalização ordinária, pois este é um ato de soberania estatal discricionário do Chefe do Poder Executivo.

Diferentemente, a nacionalidade secundária expressa extraordinária cria direito público subjetivo para o naturalizando. Preenchidos os requisitos exigidos no artigo 12, II, "b", o ato de concessão é vinculado, podendo o interessado impetrar mandado de segurança. Nesta espécie, em virtude da expressão utilizada no dispositivo constitucional (desde que requeiram), preenchidos os requisitos constitucionais, surge o direito público subjetivo à naturalização, finaliza o professor Marcelo Novelino."

Desta forma, no primeiro caso, a naturalização decorre de ato discricionário do Chefe do Executivo.

No segundo, sempre que o estrangeiro de qualquer nacionalidade residir na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal requerer a naturalização, o poder público é obrigado a conceder, visto que é ato vinculado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais