A maior rede de estudos do Brasil

Questão 2/5 - Fundamentos de Gestão Uma comunicação intercultural eficaz emerge da consciência de que o pensamento, o comportamento e a maneira como n


1 resposta(s)

User badge image

thai souza

Há mais de um mês

Questão 1/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
A empresa SS fabricante de máquinas para trabalho em madeira precisa fazer uma análise organizacional. Verificou-se que alguns parâmetros necessitavam ser identificados em sua fábrica, a fim de subsidiar os processos de análise. Relativo a esta necessidade, considere os aspectos a seguir relacionados:
I - Fluxograma;
II - Estrutura organizacional;
III - Política de pesquisa e desenvolvimento;
IV - Formulários;
V - Planejamento estratégico;
VI - Estrutura motivacional;
VII - Clima Organizacional;
VIII - Layout do local de trabalho;
IX - Política de marketing;
X - Organograma da fábrica.

Com base nas técnicas e conceitos referentes a mapeamento de processos e numa análise dos processos da fábrica, devem, prioritariamente ser contemplados os seguintes aspectos:

 

Nota: 20.0

A
( ) I, III, V, VII e IX;
B
(  ) I, II, IV, VIII e X;

Você acertou!

Com base nos conceitos referentes a mapeamento de processos, é mandatório fazer uma análise nos fluxogramas, o que restringe as respostas corretas para as alternativas “a” e “b”. Os aspectos política de pesquisa e desenvolvimento, planejamento estratégico e política de marketing da alternativa “b” não devem ser foco do mapeamento de processos. A alternativa “a” possui todos os aspectos prioritários para análise.

C
( ) II, IV, V, VII, e X;
D
( ) II, IV, VI, VIII e X;

Questão 2/5 - OSM e o Design Organizacional

Teorias de Organização, Sistemas e Métodos (OSM) – estrutura organizacional

Uma das formas mais usuais de se analisar uma organização é por meio de seu organograma. Sobre organogramas e organizações, analise as afirmativas a seguir:

I)Há na literatura apenas dois tipos de organograma: estrutural e clássico.

II)Um organograma pode ser definido como um gráfico representativo da estrutura informal da organização

III)Um objetivo de um organograma é demonstrar a relação de superior-subordinado.

Estão corretas as afirmativas:

 

Nota: 20.0

A
Apenas as afirmativas I, II e III
B
Apenas as afirmativas II e III
C
Apenas as afirmativas I e II
D
Apenas a afirmativa II
E
Apenas a afirmativa III

Você acertou!

I)Há na literatura apenas dois tipos de organograma: estrutural e clássico. Conforme Aula 4 – Tema “Tipos e técnicas de representação gráfica do organograma” existem os seguintes tipos de organogramas: “clássico, em bandeira, vertical, lâmbda e circular, horizontal, radial e misto, em linha, em linha e estado-maior, comitê, horizontal, hierárquico, hierárquicoconsultivo, hierárquico-funcional, escalar, linear e militar”, portanto afirmativa incorreta.

II)Um organograma pode ser definido como um gráfico representativo da estrutura informal da organização. Conforme Aula 4 – Tema “Organograma”, o organograma pode ser definido como “gráfico representativo da estrutura formal da organização, portanto afirmativa incorreta.

III)Um objetivo de um organograma é demonstrar a relação de superior-subordinado. Conforme Aula 4 – Tema “Organograma”, um dos objetivos de elaborar organogramas é a demonstrar a relação superior subordinado, o que deixa implícito os procedimentos relativos à delegação de autoridade e responsabilidade, portanto afirmativa correta.

Questão 3/5 - OSM e o Design Organizacional

Alguns fatores são condicionantes da estrutura organizacional. Levando em consideração esses fatores assinale V para as asserções a seguir indicadas e que você considera como verdadeiras e, ainda sobre elas, marque F para as asserções que você considera como falsa. A seguir, dentre as cinco alternativas apresentadas, marque a única alternativa que contem a sequência correta das respostas.

As asserções são:

(   ) as pessoas são elementos importantes na constituição da estrutura organizacional e se deve compreender e levar em consideração seu conhecimento, comportamento e contribuição para reconhecermos a importância deles como condicionantes da estrutura organizacional

(   ) todas as empresas sofrem influência dos ambientes internos e externos que envolvem seus negócios; nos ambientes internos as empresas conseguem controlar, por exemplo, problemas relacionados com seus clientes, impostos, taxa de juros, etc. e no ambiente externo ela controla as ações dos fornecedores e prestadores de serviços, por exemplo

(   ) a fator tecnologia impõe, cada vez mais, necessidade de mudança e atualização nos processos operacionais de fabricação, de administração, de atendimento a clientes, de atendimento a fornecedores, de atendimento as inúmeras operações e negócios empresariais, internos e externos;

(  ) o objetivo representa o alvo que se pretende seja atingido e a estratégia representa o modo de como se deve agir para se alcançar as metas.

Agora, dentre as alternativas a seguir apresentadas, marque a única alternativa que contem a sequência correta de respostas.

 

Nota: 20.0

A

V, V, F, F

B

V, V, V, F

C

V, F, V, F

Você acertou!

Pois é verdadeira a primeira asserção que considera:

“As pessoas são elementos importantes na constituição da estrutura organizacional e se deve compreender e levar em consideração seu conhecimento, comportamento e contribuição para reconhecermos a importância deles como condicionantes da estrutura organizacional”

Esta informação consta presente no texto, nos dois últimos parágrafos do item 3.1 que diz:

Mas porque eu preciso saber disto para estruturar meus métodos e sistemas da empresa?

Por que se você não compreender que deve levar em consideração o comportamento, o conhecimento e a contribuição das pessoas para promover a organização, os sistemas e os métodos das empresas, você não conseguirá mapear os processos adequadamente para atribuir as responsabilidades e atividades a serem desempenhadas para o “resultado finalístico” desejado pelas empresas

Também é verdadeira a terceira asserção que considera:

“a fator tecnologia impõe, cada vez mais, necessidade de mudança e atualização nos processos operacionais de fabricação, de administração, de atendimento a clientes, de atendimento a fornecedores, de atendimento as inúmeras operações e negócios empresariais, internos e externos”

Esta afirmação está presente no texto, no último parágrafo do item 3.4. que diz:

           

O fator tecnologia impõe mudança e atualização nos processos operacionais de fabricação, de administração, de atendimento a clientes, de atendimento a fornecedores, de atendimento as inúmeras operações e negócios empresariais, internos e externos, indispensáveis ao correto e adequado funcionamento da empresa.

           

É falsa a segunda asserção

pois apesar de ser verdadeira a afirmação de que as empresas sofrem influência dos ambientes internos e externos os ambientes internos citados como exemplo (nos ambientes internos as empresas conseguem controlar, por exemplo, problemas relacionados com seus clientes, impostos, taxa de juros, etc.) não estão corretos; estes ambientes são ambientes externos da organização.

É também é falsa a quarta asserção

pois o autor Oliveira cita no texto que OBJETIVO “é “o alvo ou a situação que se pretende atingir” e NÃO O ALVO ATINGIDO COMO AFIRMADO.

e estratégia, segundo o mesmo autor é “ a definição do caminho mais adequado para alcançar o objetivo”. e não O MODO DE COMO SE DEVE AGIR, e isto são coisas e conceitos diferentes (como fazer e qual direção seguir). 

 

 

D
F, F, V, V

Questão 4/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Uma empresa não fabrica produtos. A empresa produz e entrega valores. O que o cliente compra e recebe é um valor, e não somente um produto, portanto o que é valor para o cliente? Em resumo, valor é tudo aquilo que o cliente está disposto a pagar, o resto é desperdício (Silva, 2008). Para se enxergar e distinguir valor em um processo qualquer se faz uso de uma técnica denominada mapeamento do fluxo de valor. No que diz respeito ao mapeamento do fluxo de valor, pode-se afirmar que:

I- É uma técnica exclusiva para redução de custos.
II- É uma ferramenta para mapear fluxos produtivos e identificar desperdícios.
III- É uma ferramenta utilizada para mapear os fluxos de valores financeiros de uma empresa.
IV- É uma ferramenta da produção enxuta.

Assinale a alternativa correta:

 

Nota: 20.0

A
(   ) I e II estão corretas
B
( ) II e III estão corretas
C
( ) IV está correta
D
(  ) II e IV estão corretas

Você acertou!

O mapeamento do fluxo de valor não é uma técnica exclusiva para redução de custos tão pouco uma técnica referente a valores financeiros de uma empresa, embora tenha impacto nestes itens. A essência é identificar dentro do fluxo produtivo o que agrega e não agrega valor ao cliente dentro da filosofia da produção enxuta.


Questão 5/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Conforme já comprovado por estudos, o mapeamento do fluxo de valor é de grande importância para o sucesso de qualquer empresa. Analise as afirmativas abaixo e assinale aquela que cita corretamente os itens que devem ser levados em conta na elaboração de um mapa de fluxo de valor:
 

Nota: 20.0

A
( ) Visão do cliente, visão da administração, visão de vendas e fluxo logístico.
B
(  ) Visão do cliente, visão dos processos e visão dos fluxos de materiais e informações.

Você acertou!

O conhecimento das visões que ocorrem no fluxo de valor é essencial no entendimento desta técnica, que envolve cliente, processos e fluxos de materiais e informações, portanto alternativa “b”. As demais alternativas estão incompletas ou possuem itens sem relação com o mapeamento do fluxo de valor.

C
( ) Visão do fornecedor, da produção e do cliente.
D
( ) Fluxo de materiais do processo até o cliente
Questão 1/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
A empresa SS fabricante de máquinas para trabalho em madeira precisa fazer uma análise organizacional. Verificou-se que alguns parâmetros necessitavam ser identificados em sua fábrica, a fim de subsidiar os processos de análise. Relativo a esta necessidade, considere os aspectos a seguir relacionados:
I - Fluxograma;
II - Estrutura organizacional;
III - Política de pesquisa e desenvolvimento;
IV - Formulários;
V - Planejamento estratégico;
VI - Estrutura motivacional;
VII - Clima Organizacional;
VIII - Layout do local de trabalho;
IX - Política de marketing;
X - Organograma da fábrica.

Com base nas técnicas e conceitos referentes a mapeamento de processos e numa análise dos processos da fábrica, devem, prioritariamente ser contemplados os seguintes aspectos:

 

Nota: 20.0

A
( ) I, III, V, VII e IX;
B
(  ) I, II, IV, VIII e X;

Você acertou!

Com base nos conceitos referentes a mapeamento de processos, é mandatório fazer uma análise nos fluxogramas, o que restringe as respostas corretas para as alternativas “a” e “b”. Os aspectos política de pesquisa e desenvolvimento, planejamento estratégico e política de marketing da alternativa “b” não devem ser foco do mapeamento de processos. A alternativa “a” possui todos os aspectos prioritários para análise.

C
( ) II, IV, V, VII, e X;
D
( ) II, IV, VI, VIII e X;

Questão 2/5 - OSM e o Design Organizacional

Teorias de Organização, Sistemas e Métodos (OSM) – estrutura organizacional

Uma das formas mais usuais de se analisar uma organização é por meio de seu organograma. Sobre organogramas e organizações, analise as afirmativas a seguir:

I)Há na literatura apenas dois tipos de organograma: estrutural e clássico.

II)Um organograma pode ser definido como um gráfico representativo da estrutura informal da organização

III)Um objetivo de um organograma é demonstrar a relação de superior-subordinado.

Estão corretas as afirmativas:

 

Nota: 20.0

A
Apenas as afirmativas I, II e III
B
Apenas as afirmativas II e III
C
Apenas as afirmativas I e II
D
Apenas a afirmativa II
E
Apenas a afirmativa III

Você acertou!

I)Há na literatura apenas dois tipos de organograma: estrutural e clássico. Conforme Aula 4 – Tema “Tipos e técnicas de representação gráfica do organograma” existem os seguintes tipos de organogramas: “clássico, em bandeira, vertical, lâmbda e circular, horizontal, radial e misto, em linha, em linha e estado-maior, comitê, horizontal, hierárquico, hierárquicoconsultivo, hierárquico-funcional, escalar, linear e militar”, portanto afirmativa incorreta.

II)Um organograma pode ser definido como um gráfico representativo da estrutura informal da organização. Conforme Aula 4 – Tema “Organograma”, o organograma pode ser definido como “gráfico representativo da estrutura formal da organização, portanto afirmativa incorreta.

III)Um objetivo de um organograma é demonstrar a relação de superior-subordinado. Conforme Aula 4 – Tema “Organograma”, um dos objetivos de elaborar organogramas é a demonstrar a relação superior subordinado, o que deixa implícito os procedimentos relativos à delegação de autoridade e responsabilidade, portanto afirmativa correta.

Questão 3/5 - OSM e o Design Organizacional

Alguns fatores são condicionantes da estrutura organizacional. Levando em consideração esses fatores assinale V para as asserções a seguir indicadas e que você considera como verdadeiras e, ainda sobre elas, marque F para as asserções que você considera como falsa. A seguir, dentre as cinco alternativas apresentadas, marque a única alternativa que contem a sequência correta das respostas.

As asserções são:

(   ) as pessoas são elementos importantes na constituição da estrutura organizacional e se deve compreender e levar em consideração seu conhecimento, comportamento e contribuição para reconhecermos a importância deles como condicionantes da estrutura organizacional

(   ) todas as empresas sofrem influência dos ambientes internos e externos que envolvem seus negócios; nos ambientes internos as empresas conseguem controlar, por exemplo, problemas relacionados com seus clientes, impostos, taxa de juros, etc. e no ambiente externo ela controla as ações dos fornecedores e prestadores de serviços, por exemplo

(   ) a fator tecnologia impõe, cada vez mais, necessidade de mudança e atualização nos processos operacionais de fabricação, de administração, de atendimento a clientes, de atendimento a fornecedores, de atendimento as inúmeras operações e negócios empresariais, internos e externos;

(  ) o objetivo representa o alvo que se pretende seja atingido e a estratégia representa o modo de como se deve agir para se alcançar as metas.

Agora, dentre as alternativas a seguir apresentadas, marque a única alternativa que contem a sequência correta de respostas.

 

Nota: 20.0

A

V, V, F, F

B

V, V, V, F

C

V, F, V, F

Você acertou!

Pois é verdadeira a primeira asserção que considera:

“As pessoas são elementos importantes na constituição da estrutura organizacional e se deve compreender e levar em consideração seu conhecimento, comportamento e contribuição para reconhecermos a importância deles como condicionantes da estrutura organizacional”

Esta informação consta presente no texto, nos dois últimos parágrafos do item 3.1 que diz:

Mas porque eu preciso saber disto para estruturar meus métodos e sistemas da empresa?

Por que se você não compreender que deve levar em consideração o comportamento, o conhecimento e a contribuição das pessoas para promover a organização, os sistemas e os métodos das empresas, você não conseguirá mapear os processos adequadamente para atribuir as responsabilidades e atividades a serem desempenhadas para o “resultado finalístico” desejado pelas empresas

Também é verdadeira a terceira asserção que considera:

“a fator tecnologia impõe, cada vez mais, necessidade de mudança e atualização nos processos operacionais de fabricação, de administração, de atendimento a clientes, de atendimento a fornecedores, de atendimento as inúmeras operações e negócios empresariais, internos e externos”

Esta afirmação está presente no texto, no último parágrafo do item 3.4. que diz:

           

O fator tecnologia impõe mudança e atualização nos processos operacionais de fabricação, de administração, de atendimento a clientes, de atendimento a fornecedores, de atendimento as inúmeras operações e negócios empresariais, internos e externos, indispensáveis ao correto e adequado funcionamento da empresa.

           

É falsa a segunda asserção

pois apesar de ser verdadeira a afirmação de que as empresas sofrem influência dos ambientes internos e externos os ambientes internos citados como exemplo (nos ambientes internos as empresas conseguem controlar, por exemplo, problemas relacionados com seus clientes, impostos, taxa de juros, etc.) não estão corretos; estes ambientes são ambientes externos da organização.

É também é falsa a quarta asserção

pois o autor Oliveira cita no texto que OBJETIVO “é “o alvo ou a situação que se pretende atingir” e NÃO O ALVO ATINGIDO COMO AFIRMADO.

e estratégia, segundo o mesmo autor é “ a definição do caminho mais adequado para alcançar o objetivo”. e não O MODO DE COMO SE DEVE AGIR, e isto são coisas e conceitos diferentes (como fazer e qual direção seguir). 

 

 

D
F, F, V, V

Questão 4/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Uma empresa não fabrica produtos. A empresa produz e entrega valores. O que o cliente compra e recebe é um valor, e não somente um produto, portanto o que é valor para o cliente? Em resumo, valor é tudo aquilo que o cliente está disposto a pagar, o resto é desperdício (Silva, 2008). Para se enxergar e distinguir valor em um processo qualquer se faz uso de uma técnica denominada mapeamento do fluxo de valor. No que diz respeito ao mapeamento do fluxo de valor, pode-se afirmar que:

I- É uma técnica exclusiva para redução de custos.
II- É uma ferramenta para mapear fluxos produtivos e identificar desperdícios.
III- É uma ferramenta utilizada para mapear os fluxos de valores financeiros de uma empresa.
IV- É uma ferramenta da produção enxuta.

Assinale a alternativa correta:

 

Nota: 20.0

A
(   ) I e II estão corretas
B
( ) II e III estão corretas
C
( ) IV está correta
D
(  ) II e IV estão corretas

Você acertou!

O mapeamento do fluxo de valor não é uma técnica exclusiva para redução de custos tão pouco uma técnica referente a valores financeiros de uma empresa, embora tenha impacto nestes itens. A essência é identificar dentro do fluxo produtivo o que agrega e não agrega valor ao cliente dentro da filosofia da produção enxuta.


Questão 5/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Conforme já comprovado por estudos, o mapeamento do fluxo de valor é de grande importância para o sucesso de qualquer empresa. Analise as afirmativas abaixo e assinale aquela que cita corretamente os itens que devem ser levados em conta na elaboração de um mapa de fluxo de valor:
 

Nota: 20.0

A
( ) Visão do cliente, visão da administração, visão de vendas e fluxo logístico.
B
(  ) Visão do cliente, visão dos processos e visão dos fluxos de materiais e informações.

Você acertou!

O conhecimento das visões que ocorrem no fluxo de valor é essencial no entendimento desta técnica, que envolve cliente, processos e fluxos de materiais e informações, portanto alternativa “b”. As demais alternativas estão incompletas ou possuem itens sem relação com o mapeamento do fluxo de valor.

C
( ) Visão do fornecedor, da produção e do cliente.
D
( ) Fluxo de materiais do processo até o cliente

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes