Buscar

O que ocorre com a PAO2 quando a PACO2 aumenta ou diminui?

💡 2 Respostas

User badge image

Fernanda Caporal

dependendo do caso se a oxigenação entra no corpo ou nao. Se maior PaO2, causa problema da respiração superficial. Se maior PaCO2, maior reposição de Bicarbonato de Sódio

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A PaCO2 costuma estar diminuída como conseqüência da hiperventilação compensatória, que é uma resposta dos pulmões para combater a acidose.


Se um portador de acidose metabólica apresentar 10m Eq/l de HCO3, a PaCO2 esperada é de 1,5 x 10 + 8 = 23mmHg.


Um valor superior sugere uma acidose respiratória concomitante, enquanto que os valores inferiores são compatíveis com a alcalose respiratória associada.


A acidose metabólica pode resultar de acúmulo de ácido (ingestão, aumento da produção endógena, redução da excreção) ou perda de base (bicarbonato). Se a concentração do íon hidrogênio se alterar consistentemente, o centro respiratório é logo estimulado a mudar a velocidade da ventilação pulmonar. Em conseqüência, a velocidade de remoção do dióxido de carbono do líquidos corpóreos é automaticamente mudada e, obriga a concentração do íon hidrogênio voltar ao normal. Quando a concentração do íon hidrogênio afasta-se do normal, os rins secretam uma urina ácida ou alcalina e ajudam, também, desse modo, a reajustar a concentração do íon hidrogênio nos líquidos corpóreos, fazendo-a voltar ao normal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais