Buscar

O constitucionalismo social é antagônico ao Estado dirigente?

💡 2 Respostas

User badge image

Alyson John

Constitucionalismo é como se denomina o movimento social, político e jurídico e até mesmo ideológico, a partir do qual emergem as constituições nacionais. Em termos genéricos e supranacionais, constitui-se parte do estabelecimento de normas fundamentais de um ordenamento jurídico de um Estado, localizadas no topo da pirâmide normativa, ou seja, sua constituição. Seu estudo implica, deste modo, uma análise concomitante do que seja constituição com suas formas e objetivos. O constitucionalismo moderno, na magistral síntese de Canotilho "é uma técnica específica de limitação do poder com fins garantísticos" (CANOTILHO).

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O Constitucionalismo social defende um regime constitucional marcado pela organização do Estado e limitação do poder, e inclusão de normas e preceitos relativos à defesa dos Direitos Humanos Fundamentais.

Para este, o Estado tem o dever de garantir aos cidadãos o respeito às liberdades clássicas. A atuação do poder público é necessária para que os indivíduos possam melhor desfrutar de seus direitos e de suas garantias, mormente os concernentes aos objetivos que o Estado-Providência intenta realizar. É extremamente marcado pelos direitos de segunda dimensão.

Já os defensores de uma Constituição dirigente acreditam que uma constituição deve conter normas definidoras de tarefas e programas de ação a serem concretizados pelos poderes públicos. As constituições devem conter normas programáticas.

Portanto, não há de se falar em antagonismo. É possivel que haja traço de ambos nas constituições, como é o caso da CRFB/88.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais