Buscar

Semana 5 podem me ajudar?

Caso Concreto ANACLETO SOARES subtraiu para si coisa alheia móvel mediante violência contra a pessoa. Por se tratar de réu primário, com bons antecedentes, maior de dezoito e menor de 21 anos, o juiz, atento aos ditames do art. 59, do Código Penal, fixou a pena-base no mínimo legal (quatro anos de reclusão), desconsiderando, no cálculo da pena intermediária, a atenuante da menoridade prevista no art. 65, do Código Penal. Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre o tema, responda de forma objetiva e fundamentada se o magistrado agiu corretamente de acordo com a jurisprudência majoritária

💡 11 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal entende que a pena não pode ser reduzida aquém do mínimo legal na aplicação das circunstâncias atenuantes genéricas (artigo 65 do Código Penal), tais como, ter o condenado entre 18 e 21 anos de idade na época do crime. As atenuantes genéricas são aplicadas no segundo estágio do cálculo da pena (artigo 68 do Código Penal).

Entretanto, a pena pode sofrer tal redução, abaixo do mínimo, na análise da terceira fase do cálculo da pena, ou seja, quando se aplicam as causas de diminuição.

 

Desta forma agiu bem o MM Juízo

1
Dislike0
User badge image

Pablo Mendonça

As atenuante não podem reduzir a pena aquem do mínimo legal de 4 anos, ambasado na súmula 231 do STJ que em seu texto discorre: " A incidência da circunstância atenuante não pode conduzir a redução da pena abaixo do mínimo legal." Abraços e boa sorte!

8
Dislike1
User badge image

Yasmin de Lima

É só lembrar que 04 anos é a base mínima, ou seja, não pode ser diminuida pois ela está fixa (mesmo quando se fala na minoridade pois o crime cometido, apesar das atenuantes, tem a base mínima de quatro anos.)

4
Dislike1
User badge image

Renato Bianchini Júnior

obrigado muito obrigado
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais