Buscar

A importância da Micorrizas na nutrição mineral das plantas?

💡 3 Respostas

User badge image

Emanoella Karol S. Otaviano

As micorrizas são associações de fungos com as raízes que aumentam a área do sistema radicular e, conseqüentemente, favorecem a o contato dos nutrientes por difusão, que ocorre em pequenas distâncias a favor de um gradiente de concentração. Os nutrientes mais favorecidos são P, K e Zn cujos teores no solo são baixos e, portanto, os mecanismos de contato íon-raiz de fluxo de massa e interceptação radicular não são suficientes para atender a demanda da planta.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

É a simbiose entre um fungo e as raízes de uma planta. Como em muitos relacionamentos simbióticos, ambos os participantes obtêm benefícios. Nesse caso, a planta recebe principalmente nutrientes minerais e água do fungo, e o fungo obtém carboidratos e vitaminas da planta, que ele mesmo não consegue sintetizar enquanto pode fazê-lo graças à fotossíntese e à outras reações internas.A mobilização de nutrientes pode ser dada por uma via enzimática que permite ao fungo utilizar nitrogênio e fósforo orgânico, ou pela liberação de ácidos orgânicos, mobilizando cálcio, magnésio e potássio, entre outros. As hifas excretam principalmente ácido oxálico que ajuda a desgastar as superfícies rochosas. Além disso, o diâmetro do ápice de uma hifa comparado com o ápice de uma raiz dá à planta uma grande vantagem, pois permite explorar substratos que ela não poderia alcançar sem a associação com seu fungo ectomicorrízico.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais