Buscar

como se denomina a camada de tecido conjuntivo que reveste externamente os ossos?

💡 7 Respostas

User badge image

Joucles Paiva

Periósteo
1
Dislike0
User badge image

Dri Melo

Periósteo

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Essa camada é o periósteo. O periósteo é uma membrana que cobre a superfície externa de todos os ossos , exceto nas articulações dos ossos longos . O endósteo reveste a superfície interna da cavidade medular de todos os ossos longos .


O periósteo consiste em tecido conjuntivo irregular denso . É dividido em uma "camada fibrosa" externa e "camada cambial" interna . A camada fibrosa contém fibroblastos , enquanto a camada cambial contém células progenitoras que se desenvolvem em osteoblastos . Esses osteoblastos são responsáveis ​​por aumentar a largura de um osso longo e o tamanho geral dos outros tipos de osso. Após uma fratura óssea, as células progenitoras desenvolvem-se em osteoblastos e condroblastos , que são essenciais para o processo de cicatrização.


Ao contrário do tecido ósseo , o periósteo possui terminações nervosas nociceptivas , tornando-o muito sensível à manipulação. Também fornece nutrição, fornecendo o suprimento de sangue para o corpo a partir da medula.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais