Buscar

DESCREVER A RELAÇÃO ENTRE OSSOS E OS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS NA PRODUÇÃO DE MOVIMENTO DO CORPO?

💡 1 Resposta

User badge image

Fabiana Bertunes

sustentaçao

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Músculos e ossos agem em conjunto para permitir a realização de movimentos. Eles prendem-se aos ossos do esqueleto e, ao se contraírem, movimentam os ossos, resultando em todo o tipo de movimento realizado pelo corpo e estão ligados aos ossos e dispostos em grupos opostos em volta das articulações. É o caso dos músculos que dobram o cotovelo (bicípete), que são equilibrados pelos músculos que os estendem (tricípete). 


Podemos comparar a marionetes: As marionetes são bonecos articulados ligados a fios pelos quais podemos movimentar as diferentes partes dos bonecos, reproduzindo os movimentos de um corpo. Se todas as partes da marionete fossem rígidas,  o boneco não se movimentaria. O nosso esqueleto funciona da mesma forma: dá estrutura ao corpo. Mas os ossos precisam estar livres para que nossas pernas, braços, cabeça, etc. possam se movimentar. O nosso esqueleto é formado por muitos ossos que se articulam uns com os outros, entrando em contato pelas juntas e unindo-se pelos ligamentos, o que lhes dá a possibilidade de movimento.


Assim, ossos e músculos esqueléticos se relacionam produzindo o movimento da seguinte forma: os músculos prendem-se aos ossos e, ao se contraírem, movimentam os ossos.

fonte:https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/musculos-ossos-musculos-tendoes-e-ligamentos-movimentam-o-corpo.htm

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais