Buscar

Questão 3/5 - Geografia Econômica Mundial

Considere a seguinte passagem de texto: “Diversos estudos empíricos apontam para a maior eficiência das firmas que exportam em relação àquelas que estão voltadas exclusivamente para o mercado interno. A primeira hipótese recai na ideia de autosseleção das firmas mais produtivas como exportadoras. A razão para isto é que há custos adicionais ao se vender produtos nos mercados externos, incluindo custos de transporte, gastos associados com o estabelecimento de canais de distribuição e custos de produção para modificar os bens conforme o gosto do cliente estrangeiro.” ANTUNES, Eloisa Maieski. A faixa de fronteira sob o contexto da integração econômica. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, UFPR, 2015. p. 116. Diante dessa afirmativa e de acordo com a rota de conhecimento, avalie a assertiva abaixo: I) O progresso no transporte com inovações tecnológicas permitem avanços do crescimento econômico e do comércio internacional. PORQUE II) O transporte permite expandir os mercados e para o comércio exterior todos os meios de transportes são importantes para alimentar os fluxos de mercadorias. A As assertivas I e II são proposições excludentes. B A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira. C As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira. D As assertivas I e II são falsas. E A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.

💡 5 Respostas

User badge image

Gustavo Salles70p

R:

As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a

primeira

1
Dislike0
User badge image

Giulia Dalla Porta

Gostaria tbm de saber a resposta
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O desempenho das empresas do setor de transportes é altamente sensível às oscilações nos lucros das empresas e ao preço dos serviços de transporte. Os principais fatores que afetam os lucros da empresa incluem custos de combustível, custos de mão-de-obra, demanda por serviços, eventos geopolíticos e regulamentação governamental. Muitos desses fatores estão interligados.


Por exemplo, se o governo dos EUA aprovar regulamentações que dificultam o ganho de licenças de motoristas, isso reduzirá a oferta de motoristas, elevando o custo de contratação de motoristas. Isso aumentará os custos de uma empresa de caminhões, reduzindo seus lucros e reduzindo potencialmente o preço de suas ações.


Um exemplo recente muito real do efeito dos custos que impulsionam o preço das ações do setor de transporte é o efeito dos baixos preços dos combustíveis dos últimos anos, ajudando a aumentar o valor dos estoques das companhias aéreas. Os custos das companhias aéreas foram reduzidos pelos baixos preços dos combustíveis, aumentando as margens de lucro e ajudando a pressionar o preço das ações das companhias aéreas.


Portanto, as duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais