Buscar

Qual das seguintes afirmações inclui todos os elementos essenciais da primeira lei de Newton?

 
  Para cada ação há uma reação igual e oposta.
  Um corpo persiste em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta desde que a força externa permaneça constante.
  A aceleração de um corpo é proporcional à força externa que atua sobre ele e a massa do corpo.
  Um corpo persiste em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que uma força externa atue sobre ele.
  Um corpo em repouso persiste em seu estado de repouso, a menos que uma força externa atue sobre ele.

💡 2 Respostas

User badge image

Maah Correa

Um corpo persiste em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta desde que a força externa permaneça constante.

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Quando falamos de um corpo parado ou em movimento, falamos de sua velocidade, aceleração, distância percorrida ou espaço que ocupa, mas não do que faz esse corpo entrar em movimento (ou cessar esse movimento). Assim, força é o que faz um corpo variar sua velocidade. Ou seja, é o que confere (des)aceleração a um objeto.

Vamos imaginar um livro sobre uma mesa. Ele está parado sobre a mesa. A menos que algo aconteça (alguém o tire de lá, algo se choque com ele ou algo do tipo), ele permanecerá do mesmo modo. Sobre esse livro, agem as forças peso, que atrai o livro para o chão, e a normal, que é uma reação ao contato entre o livro e a mesa. Essas forças têm a mesma intensidade, mesma direção e sentidos opostos. Por isso, se anulam e o livro permanece parado.

Outro exemplo. Você lança uma bola sobre um chão antiderrapante. Ela vai rolar até parar por conta do atrito (um tipo de força, então, modifica a velocidade de um corpo) entre ela e o solo. Imagine, agora, que a chão é liso, a bola vai rolar por mais tempo até parar pois o atrito é menor. Então, é possível concluir, então, que se não houvesse atrito, a bola rolaria infinitamente até que algo a parasse.

Ou seja, a partir dos dois exemplos podemos concluir que se um corpo estiver parado, ele permanecerá parado e se estiver em movimento, assim continuará até que algo modifique seu estado. A essa propriedade de invariabilidade damos o nome de inércia.

Em resumo, a Primeira Lei de Newton, também conhecido como Lei da Inércia, diz que: "Todo corpo permanece parado ou em movimento retilíneo uniforme (MRU) a menos que uma força seja aplicada nele".

Portanto, a afirmação que inclui todos os elementos essenciais da Primeira Lei de Newton é "um corpo persiste em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que uma força externa atue sobre ele."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais