Buscar

Qual a relação entre ciclo de krebs, cadeia respiratoria e uma suposta asficxcia ?

💡 2 Respostas

User badge image

Joelma Oliveira Pacheco

Para ocorrer a producao de ATP e a liberacao de oxigenio precisa ser completado todo o ciclo de Krebs e cadeia transportadora de eletrons. Qualquer impedimento e uma dessas fases pode causar asfixia e morte celular

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para o entendimento da relação entre o ciclo de Krebs, cadeia respiratória e uma suposta asfixia, iniciaremos no conceito de respiração. A respiração é muito mais do que o processo de inspirar e expirar. O processo de captação de ar, especialmente de oxigênio, permite que o nosso corpo continue funcionando. Mas como? Para nosso corpo continuar "funcionando", é necessário energia. No caso, a energia que usamos é proveniente dos substâncias que ingerimos, como carboidratos, lipídios e proteínas. Mas, para a utilização dessas substânicas, elas precisam ser "quebradas" em partes menores e transformadas de fato em energia. Esse processo de transformação é nomeado respiração celular. 

Ao estudarmos respiração, consideramos a obtenção de energia pela glicose (proveniente da quebra do carboidrato) por ser a principal fonte para o nosso corpo. A glicose é transportada pelo sangue até as células do nosso corpo para ser usada para obtenção de energia (obtenção de móleculas de ATP ¹) . A reação de obtenção de moléculas ATP pode ser resumida como a quebra da glicose com a presença de oxigênio (Oxidação da glicose), resultando em gás carbônico, água e ATP. Oxigênio é proveniente da captação do ar que inspiramos.

O processo de respiração celular é dividido em três etapas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória. Podemos resumir o processo de respiração celular como a oxidação da glicose nas etapas da glicólise e ciclo de Krebs, e na cadeia respiratória ocorre de produção significativa de ATP (ocorre também nas outras duas etapas, mas em menor escala). A importância do oxigênio no processo de respiração celular pode ser percebida na fase da cadeia respiratória, quando de fato ocorre a respiração, o processo de geração de energia. 

Ao considerarmos uma suposta asfixia, ou seja, quando o oxigênio não é capturado pelos alvéolos de nossos pulmões, o processo de obtenção de energia pela respiração celular fica prejudicado, pois a presência de oxigênio é vital para o ocorrência do respiração nas nossas células ². Logo, se uma pessoa sofrer de asfixia, as células não geraram energia e o corpo começa a morrer. Outra maneira de relacionar é se considerarmos que o processo de respiraçaõ celular não está ocorrendo nas nossas células ( Glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória), uma possível causa seja uma suposta asfixia, ou seja, a ausencia de oxigênio em nosso corpo).

Podemos considerar que há a respiração anaeróbica, ou seja, respiração sem a presença de oxigênio. Contudo, esse tipo de respiração só ocorre em células musulares em nosso corpo e sua eficiência é muito baixa quando comparado ao processo aeróbico. 

Para maiores detalhes sobre o processo de respiração celular, sugerimos as referências [01] e [02]. Sobre asfixia, a referência [03] traz alguns esclarecimentos a respeito e, para o entedimento de respiração anaeróbica, as referências [04] e [05] se encontram listadas abaixo. 

Notas:

¹ ATP (Adenosina trifosfato) - é a molécula de energia, pois ao quebrar as ligações entre as moléculas de fosfóro, libera energia. Ela é composta por adenina, ribose e três átomos fósforo.

² Vale lembrar que o processo de respiração celular ocorre dentro da célula ( Glisólise no hialoplasma, Ciclo de Krebs na matriz da mitocôndria da célula e a Cadeia Respiratória nas cristas da mitocôndria da célula).

Fontes:

[01] https://www.infoescola.com/citologia/respiracao-celular/ . Acesso em 2 de agosto de 2018, às 17:34.

[02] https://www.youtube.com/watch?v=TxK8aoUpyhM. Acesso em 2 de agosto de 2018, às 17:45.

[03] https://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/566162/asfixia+conceito+sinais+e+sintomas+diagnostico+tratamento+e+prevencao.htm . Acesso em 2 de agosto de 2018, às 18:12.

[04] https://www.youtube.com/watch?v=4QHg2aAjs6k . Acesso em 2 de agosto de 2018, às 18:12.

[05] http://educacao.globo.com/biologia/assunto/fisiologia-celular/respiracao-celular-aerobica-e-fermentacao.html . Acesso em 2 de agosto de 2018, ás 18:22.

 

 

 

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais