Buscar

Caso clínico

Caso: Mulher de 69 anos foi admitida no setor de emergência com queixas de dor nas pernas e erisipela de repetição, febre, náusea, vômitos, mal-estar, calafrios, sincope, tontura e respiração bastante ofegante. A paciente relatou que sentia um peso nas pernas (presença de linfedema) e apresentava febre de 39ºC, ao acordar na madrugada. Tem história de diabetes delito não dependente de insulina e anemia-autoimune. Negando qualquer outro problema médico. No exame, apresentou angústia moderada e temperatura de 39ºC, pulso com 120 bpm, ritmo respiratório de 34 por minuto e pressão sanguínea de 90/50 mmHg. Apresentava extremidades frias, pulso fraco, pulmões limpo na auscultação bilateral, taquicardia a um ritmo regular de e significativa sensibilidade no membro inferior esquerdo. Verificou-se número de leucócitos (WBC) elevado (28.000/mm3), com hemoglobina e hematócrito normais, glicose moderadamente elevada (180 mg/dL) e o nível de bicarbonato no soro estava baixo. A gasometria arterial mostrou pH de 7,28 e parâmetros consistentes com acidose metabólica. O exame de urina mostrou número elevado de cilindros gram-negativos. 1- Qual o diagnóstico mais provável?; 2- Qual a relação com o metabolismo aeróbico e anaeróbio da glicose?; 3- Existe comprometimento do sistema de transporte de elétrons e a fosforilação oxidativa?; 4- Qual o mecanismo bioquímico da acidose metabólica?

💡 2 Respostas

User badge image

Ei Lusca

não sei

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

1- Analisando os sintomas dados, temos que o diagnóstico para a paciente é de falta de glicose no sangue. 


2-Metabolismo anaeróbico é a criação de energia através da combustão de carboidratos na ausência de oxigênio. Isso ocorre quando seus pulmões não conseguem colocar oxigênio suficiente na corrente sanguínea para acompanhar as demandas de energia dos músculos. Geralmente, ele é usado apenas para curtos períodos de atividade, como quando você corre para um sprint quando está correndo ou andando de bicicleta ou quando está levantando pesos pesados.


Quando não há oxigênio suficiente na corrente sanguínea, a glicose e o glicogênio não podem ser totalmente decompostos em dióxido de carbono e água. Em vez disso, é produzido ácido lático , que pode se acumular nos músculos e degradar a função muscular.


3- Nesse caso, o sistema de transporte não será comprometido enquanto não ocorrer degradação oxidativa. 


4- Nesse caso o mecanismo bioquimico é a digestão pois a principal via para a acidose metabólica é através da ingestão de alimentos muito ácidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais