Buscar

como devemos usar In e aput?

💡 1 Resposta

User badge image

Carolina Almeida

Para começar, a palavra “apud” quer dizer “citado por”, portanto, se algum professor te mandar fazer apud, você já sabe que ele está falando de uma citação.

No entanto, dentro da norma ABNT, apud se refere a uma citação de um texto que você não leu, mas que é citado por outro autor, e este sim teve sua obra estudada por você.

Por exemplo, você está utilizando como fonte para seu trabalho uma obra do autor X, e nessa obra, ele cita o trabalho de um autor Y. Isso é uma citação de citação, e se você quer usá-la no seu projeto acadêmico, deve estar por dentro da regra determinada pela ABNT.

Muita gente não sabe como fazer apud, mas na verdade é mais fácil do que parece. Sempre que você for fazer uma citação de citação, basta acrescentar “apud” no começo ou final da citação, indicando o autor responsável por ela, e o outro que a citou.

 

Exemplo:

De acordo com X (1985, p. 60 apud Y, 2002, p.15), “Relações interpessoais são muito importantes para construir o comportamento do ser humano.”

No exemplo acima, a palavra apud está sublinhada e em itálico, mas somente para que você entenda. Na norma ABNT, isso não deve ser seguido por quem quer aprender como fazer apud.

Mas, retomando o raciocínio, nesse exemplo, usamos o apud no começo da frase, com objetivo de dizer que, segundo o autor X, citado pelo autor Y, as relações interpessoais são muito importantes para construir o comportamento do ser humano.

Você pode ainda usar a palavra apud no final da frase, dessa forma:

De acordo com X (1985, p. 60), “Relações interpessoais são muito importantes para construir o comportamento do ser humano” (apud Y, 2002, p.15).

A única coisa que muda, nesse caso, é que você identificou uma citação de citação ao final da sentença.

Uma terceira opção, que também serve para quem quer descobrir como fazer apud, não necessariamente carrega esse termo.

 

É possível usar:

Segundo X (1985, p. 60), conforme citado por Y (2002. p. 15) “Relações interpessoais são muito importantes para construir o comportamento do ser humano.

Nessa opção, você não utiliza o termo “apud”, mas, mesmo assim, precisa identificar o autor responsável pela afirmação, e o segundo autor que o cita, mesmo que seja a partir de palavras semelhantes.

Bom, agora não há mais desculpas, você já sabe como fazer apud e não precisa mais ficar perdido na hora de estruturar seus trabalhos acadêmicos.

Recapitulando

Para escrever “apud” entre dois autores desse jeito: (PUPPAN apud TYBEL , 2017) será preciso habilitar a guia do Desenvolvedor.

Quando você vai citar 2 autores no Word, a citação fica assim: (PUPPAN e TYBEL, 2017), porém, quando se trata de apud, precisamos trocar a letra “e” por “apud” e o Word não deixa editar essa citação.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais