Buscar

enumere as funçoes do sistema nervoso simpatico e parassimpatico nos orgaos ou seja o que provoca em cada orgao

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

O sistema nervoso simpático atua de modo oposto ao parassimpático, ou seja, prepara o organismo para reagir a situações de medo, stress e excitação, adequando o funcionamento de diversos sistemas internos para um estado de prontidão. Assim, o sistema nervoso simpático é, basicamente, um sistema de excitação, que ajusta o organismo para suportar situações de perigo, esforço intenso, stress físico e psíquico.


Estas mudanças fisiológicas são projectadas para nos dar uma vantagem adicional para sobreviver em situações de emergência ou em situações altamente estressantes. Em certo sentido, este sistema dá-nos super-poderes que estão além das nossas capacidades normais.


O parassimpático exerce suas funções através das glândulas hipófise, hipotálamo, parótida, sublingual (saliva) e suprarrenal (córtex); que atuam principalmente no estômago, no baço, no duodeno, pâncreas, fígado, intestino delgado, cólon, linfa e sistema imunológico.


As pessoas com predomínio do parassimpático tem a digestão muito boa. Não costumam passar por problemas de constipação, ao contrário, tendem a ter diarreia. Seu tônus muscular é pobre. Por vezes são letárgicos, lentos e dormem facilmente. Geralmente têm boa resistência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais