Buscar

quando uma lei nasce? quando uma lei entra em vigor?

💡 9 Respostas

User badge image

ygor moacir

nascimento da lei ocorre apos a sua promulgação. e a lei entra em vigor em território nacional após 45 dias depois da sua publicação e em território estrangeiro entra em vigor após 3 meses de sua publicação.
5
Dislike0
User badge image

Brennda Gouveia ✨

Para o " nascimento" as proposicoes passam por diversas etapas de analise e votacao, apos a votacao do Congr. Nacional o presidente pode sancionar ou vetar, se o projeto for sancionado, o presidente tem um prazo de 48 horas para ordenar a publicacao da lei no diario oficial da Uniao.
2
Dislike0
User badge image

Daileson Miranda

O artigo primeiro da LINDB determinava que a lei entrasse em vigos 45 dias após a sua publicação, porém, muita atenção amigo, porque muitos erram nisso, cai em concurso e é de extrema importância, e, infelizmente, algumas faculdades não ensinam isso. Olha só: o artigo 1 da LINDB foi revogado pelo art 8 da LC nº 95\1995.  olhe o texto do at 8: "A VIGENCIA DA LEI SERÁ INDICADA DE FORMA EXPRESSA E DE MODO A CONTEMPLAR PRAZO RAZOÁVEL PARA QUE DELA SE TENHA AMPLO CONHECIMENTO, RESERVADA A CLÁUSULA 'ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO' PARA LEIS DE PEQUENA REPERCUSSÃO. Ou seja, a lei DEVE indicar de forma expressa a data em que entrará em vigos, não valendo mais a disposição de 45 dias do art 1 da LINDB. Porém, olhe só, muitos se perguntam: e se, por algum motivo, a lei não trouxer a data de sua publicação? Aí há duas hipóteses que é caso de doutrina e jurisprudência: alguns doutrinadores vão dizer que a lei não está obedecendo os parâmentros corretos, logo, deve ser reformulada e republicada, indicando de forma expressa quando entra em vigos, porém, a jurisprudência da ministra Nancy Andrighi irá dizer que, nesse caso, vale a "aplicação residual do art 1 da LINDB. Ou seja, a jurisprudência diz que o art 1 não está totalmente revogado, valendo ainda uma APLICAÇÃO RESIDUAL  no caso de o legislador não colocar o período de vacância da lei. A jurisprudência tem sido mais forte que a doutrina, de forma que, em um corcurso, por exemplo, que cair essa questão, deve-se considerar a jurisprudência de que o art 1 tem uma aplicação residual e que ele é parcialmente revogado pelo art 8 da LC 95 de 98. Repito: não há lei para isso, é jurisprudência, então muito cuidado com isso. Abraço.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais