Buscar

Alguém tem arquivos que fale sobre treinos de corrida 100 metros rasos...

Atletismo

💡 1 Resposta

User badge image

Tiago Muniz Machado Muniz

Um breve histórico sobre o atletismo

 

O atletismo revela a história esportiva do homem no planeta. Sua prática corresponde aos movimentos naturais do ser humano: correr, saltar, lançar. Por isso é chamado de esporte-base. (POSSETTI; CALDEIRA, 2007).

Conforme Possetti e Caldeira (2007), a primeira competição esportiva de corrida teve início nos Jogos de 776 A. C., na cidade de Olímpia, na Grécia, que deram origem às Olimpíadas. A prova chamada pelos gregos de “stadium” tinha cerca de 200 metros e o vencedor, Coroebus, é considerado o primeiro campeão olímpico da história,

O Atletismo consiste em um esporte com prova de pista (corridas), de campo (saltos e lançamentos), provas combinadas, como decatlo e heptatlo (que reúne provas de pista e de campo), o pedestrianismo (corridas de rua, como a maratona), corridas em campo (cross country), corridas em montanha, e marcha atlética, como foi colocado por Possetti e Caldeira, (2007).

Conforme os autores as provas são Masculino e Feminino divididos em categorias:

 

PRÉ-MIRINS

MIRINS

MENORES

JUVENIL

SUB-23

ADULTO

 


 

Provas de velocidade

As provas de corrida de velocidade são provas de 100, 200, 400 m que são corridos em uma velocidade que mais se aproxima da velocidade máxima.

As provas de velocidade (até 400 m) têm saída baixa com bloco de largada. A corrida é realizada raiada. ( POSSETTI; CALDEIRA, 2007).

 

 

100 metros rasos

A prova dos 100 metros rasos é a prova mais importante do esporte moderno mundial. Com apenas 10 segundos de pura explosão muscular e superação.

 

 

A evolução do tempo dos 100 metros rasos nos jogos Olímpicos da história e os recordes.

 

Em 1896 o americano Thomas Burke levou a medalha de ouro em 12 segundos, 2,37s mais lento do que Usain Bolt em Londres -2012.

Após 4 anos depois do ouro de Burke, o americano Frank Jarvis , subiu ao lugar mais alto do pódio com o tempo de 11 segundos.

Em Los Angeles -32, pela primeira vez um corredor conseguiu concluir a prova abaixo dos 10,5 segundos em Jogos Olímpicos. Sendo mais uma vez um norte-americano, Eddie Tolan, que correu em 10,3s e quebrou o recorde na época. Nos jogos seguintes esse mesmo tempo foi mantido pelo medalhista de ouro e, nos anos 1960, essa marca foi superada.

O americano Jim Hines foi o primeiro atleta a baixar da casa dos 10 segundos o tempo da medalha de ouro dos 100 metros rasos Olímpicos. Em 1968, foi alcançado o tempo de 9,95s, na cidade do México essa marca só foi batida por Carl Lewis em Seul-88 (9,92s), quando a profissionalização dos atletas começava a tomar conta dos jogos Olímpicos.

Em Pequim -2008 ,Usain Bolt, um jamaicano cravou seu nome na história, conquistando o título de campeão com o tempo de 9,69s, e após 4 anos, conquistou o bicampeonato com um tempo ainda melhor, 9,63s.

 

100 metros rasos para mulheres

 

A prova dos 100 metros rasos feminino começou, em Amsterdan – 28. A americana Elizabeth Robinson foi à primeira campeã com o tempo de 12,2s. Em Los Angels-84 a american Evelyn Ashford, cravou 10,97 s. Em Seul 4 anos depois o fenômeno Florence Griffith Joyner, bateu o recorde Olímpico com o tempo de 10,54s. Desde então nenhuma outra mulher conseguiu superá-la.

 

 

Regras 100 metros rasos

 

As corridas de 100, 200, 400 metros, são caracterizadas como provas em que a velocidade é colocada em jogo. Essas corridas são umas das modalidades mais famosas do atletismo, e quem vence a prova de 100 metros das Olimpíadas em tempo recorde conquista o “título extra”, caracterizado como o homem mais rápido do mundo.

Largada:

Os atletas largam de blocos no chão e ao son de um sinal de partida(tiro ou corneta). Correndo dentro de rais demarcadas na pista não podendo o atleta invadir a raia do seu oponente caso isso ocorra o atleta será desclassificado.

Os sensores colocados nos blocos de largada marcarão o tempo de reação de cada atleta onde um tempo inferior a 0,1s será desclassificado e os outros chamados para uma nova largada.

Chegada:

O vencedor será aquele que primeiro passar o torso na linha de chegada, onde pernas e braços são desconsiderados. Esta avaliação é feita através de um aparelho chamado " photofinish", pois aos olhos humanos seria impossível.

 

LARGADA:

 

CHEGADA:

Curiosidades

No percurso de 100 metros, os atletas dão, em média, passadas e podem chegar a 30 Km/h. Para fins de comparação, uma pessoa comum daria cerca de 55 passadas e alcançaria avelocidade de 22,5Km/h.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais