Buscar

Pedro é esposo da prefeita Maria que se candidatará a reeleição no próximo pleito. Pedro poderá se candidatar a vereador? Ele é elegivel a algum cargo

💡 3 Respostas

User badge image

Ewerton

Olá, Isaias, vou tentar te ajudar, se ainda precisar da resposta.

Nesse caso, Pedro não pode se candidatar a nenhum cargo, pois ele é marido da Prefeita e está concorrendo pela primera vez a um cargo eletivo no território da jurisdição da esposa (município). Como Maria já possui um cargo eletivo (prefeita), ela torna inelegíveis o seu cônjuge (Pedro) e parentes até o segundo grau, conforme o art. 14, §7º, da Constituição Federal, no seu território de jurisdição. Para que ele possa concorrer a esse cargo, ela (Maria) teria que renunciar ao cargo que ocupa até 6 meses antes do pleito eleitoral, conforme o  §6.

Se Pedro já detivesse o cargo eletivo de vereador e estivesse concorrendo a REELEIÇÃO, NÃO haveria inelegibilidade, podendo, nesse caso, sim, ser candidato à reeleição como vereador, mas não é isso que diz o enunciado. Também seria elegível se estivesse concorrendo a outros cargos fora do âmbito municipal (Estadual ou Federal), nesses casos, também, não haveria problema, porque não se restringem ao local onde a Maria detém seu cargo eletivo.

Espero ter ajudado.

Bons estudos.

0
Dislike0
User badge image

Mateus Moura

Nesse caso ele não poderá se candidatar para vereador e nem para prefeito. Poderia se candidatar para governador, deputado, senador, presidente... Ou para vereador ou prefeito de outro município.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

De acordo com o artigo 14, parágrafo 7º da Constituição, "são inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição."

Se o cargo de vereador que Pedro almeja é no município onde sua esposa é Prefeita, Pedro será inelegível, bem como seria inelegível se se candidatasse a Prefeito da mesma cidade.

Caso seja em outro município, no entanto, não há problemas. 

Ademais, caso Pedro se candidate a Deputado Estadual, Governador, Deputado Federal, Senador, ou Presidente da República, não há causa de inegibilidade.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais