Buscar

O que são os ventrículos cerebrais?

Há comunicação entre eles?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriela Gonçalves

São cavidades formadas na massa encefálica que tem como principal função a circulação do líquido cérebro-espinhal (líquor) produzido pelo epêndima, uma fina camada de células especializadas que recobre internamente essas cavidades. Os ventrículos cerebrais são quatro ao todo, sendo o IV ventrículo o mais caudal, tendo seu assoalho e paredes formados pelos três segmentos do tronco encefálico (medula oblonga, ponte e mesencéfalo) e seu teto formado pela face ventral do cerebelo. O III ventrículo está localizado no diencéfalo, tendo seu teto formado pelos tálamos e o assoalho, pelo hipotálamo. Os dois ventrículos laterais (I e II) estão localizados no telencéfalo e possuem um formato semicircular (um tanto irregular) tendo seus limites variados entre espécies. O ventrículos IV e III se comunicam através do aqueduto mesencefálico e o III ventrículo tem sua comunicação com os ventrículos laterais através do forame interventricular (forame de Monro).
2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Nas transformações sofridas pelas vesículas primordiais, o tubo neural primitivo permanece e apresenta dilatada em algumas das subdivisões das vesículas, denominando os ventrículos. Estas são estruturas que apresentam comunicação entre si.

Os ventrículos laterais (direito e esquerdo) se originam no telencéfalo. O III (terceiro) ventrículo se origina no diencéfalo. Os ventrículos laterais se comunicam com o III através do forame interventricular.

O aqueduto cerebral se origina no mesencéfalo, o qual comunica o III com IV ventrículo. O IV (quarto) ventrículo se origina no rombencéfalo.


Na parte posterior do bulbo e da ponte (segmentos baixos do tronco cerebral), situa-se uma cavidade em forma de losango, o IV ventrículo, com cinco pontos de intercomunicação. O ângulo inferior do losango é continuação do canal central da medula espinhal. O de cima também se abre, estabelecendo ligação com o III ventrículo, através do aqueduto cerebral de Sylvíus.

O chão ou assoalho do IV ventrículo, que recebe o nome de fossa rombóide, é constituído pela superfície dorsal do bulbo e da ponte. O teto é constituído pelo véu medular anterior, que se estende de um a outro pedúnculo cerebelar e pelo véu medular, posterior, que se prende à porção mais inferior do cerebelo. Sob os véus encontra-se a tela corióide, formada pela pia-máter, a mais interna das três meninges e a mais rica em vasos sanguíneos.

Todas as cavidades encefálicas são forradas por uma fina membrana, o epêndima. No teto do IV ventrículo, o revestimento da piamáter (ou seja, a tela corióide) é também envolto pelo epêndima; o conjunto é denominado plexo corióide.


O líquor é um fluido aquoso e incolor de composição química pobre em proteína que ocupa o espaço subaracnóideo e as cavidades ventriculares. Pode ser chamado também de líquido cérebro espinhal.

Sua principal função é proteger o SNC, agindo como um amortecedor de choques. É produzido pelo o plexo corióide.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais