Buscar

onde ocorre a fase escura?

3- A fotossíntese é um processo importante para garantir a sobrevivência da planta e é dividida em duas etapas tradicionalmente chamadas de fase clara e escura. A fase clara ocorre na membrana dos tilacoides do cloroplasto, já a fase escura ocorre:

💡 4 Respostas

User badge image

Aline Arantes

A fase química ou escura ocorrerá no estroma dos cloroplastos, sem necessidade da utilização de energia luminosa. A energia que está no ATP e os hidrogênios do NADPH2, são utilizados para que sejam criadas moléculas de glicose. Lembrando que a fase escura não ocorre sem a presença de luz.
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

b>Na fase escura , que ocorre na matriz ou no estroma do cloroplasto, tanto a energia na forma de ATP e NADPH que foi obtida na fase fotoquímica é usada para sintetizar matéria orgânica por meio de substâncias inorgânicas. A fonte de carbono utilizada é o dióxido de carbono, enquanto nitratos e nitritos são usados como fonte de nitrogênio, e os sulfatos são usados como fonte de enxofre. Essa fase é chamada de escura, não porque acontece à noite, mas porque não requer energia solar para poder se materializar.No estroma do cloroplasto, o dióxido de carbono atmosférico junta-se a pentose de ribulose 1,5-difosfato, graças à enzima RuBisCO e faz com que um composto instável seis átomos de carbono, que se decompõe duas moléculas de 3-phosphoglyceric. Estas são moléculas compostas de três átomos de carbono, então as plantas que seguem esta via metabólica são chamadas de C3. Enquanto muitas espécies de plantas tropicais que crescem em áreas desérticas, modificando o ciclo de tal modo que o primeiro produto fotossintética não é uma molécula de três átomos de carbono, mas quatro (um ácido dicarboxílico), que constitui um denominado caminho método alternativo o C4, como este tipo de plantas.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais