Buscar

Qual a diferença entre software livre, software gratuito e software proprietário?

💡 6 Respostas

User badge image

Fernando Junio Cunha e Sousa

Há uma confusão entre livre e gratuito, devida a origem da terminologia na lingua inglesa (Software Free), e que permite basicamente as duas traduções, porém nem sempre um software dito livre é realmente gratuito.

Podemos defini-los como sendo:
- Software Livre: Em um software livre temos acesso ao código fonte, podemos edita-los e redistribui-los. Assim sendo ainda podemos cobrar ou não pelo uso. Só não podemos restringir acesso ao código fonte na redistribuição. Vale ressaltar o fato de haver diversas maneiras de licenciar um software livre, como por exemplo a licença GPL, Apache Licence entre outras.

- Software Gratuito: Se o software for exclusivamente gratuito, e não livre, neste caso o código fonte do mesmo não será disponibilizado, porém, não se paga por seu uso, porém, deve-se atentar so diretos de uso, pois podem estar incluso na licensa gratuita, somente para uso pessoal.

- Software proprietário: Neste caso será necessário, na maioria das vezes, pagar por cada licensa de uso, e não possuiremos acesso ao código fonte. A vantagem neste caso é ter uma empresa que fornece suporte ao software, desde de treinamento, passando por correções de defeitos a customisações. Lembrando que no caso de software livres podemos ter


Fontes:
https://www.gnu.org/licenses/gpl.html
https://conceitos.com/software-proprietario/
https://canaltech.com.br/software/O-software-livre-e-gratuito/

3
Dislike0
User badge image

Matheus Giovaneti

Muito bem explicado

 

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para a resolução desse problema foram usados conhecimentos em fundamentos de software.


Software livre é aquele no qual o usuário pode usufruir de todas as suas funções, como executar, modificar e acessar seus códigos. Já o software gratuito, não é necessário pagar nenhuma licença para se utilizar, entretanto não deve ser confundido com o conceito de software livre. Software proprietário, conhecido também como software não-livre, é o software mais restrito de todos. Sua redistribuição, edição e acesso são limitados pelos produtores do mesmo com uma licença de uso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais