Buscar

quais sao os componentes anatomicos do mm?

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Os componentes musculares dos músculos podem ser divididos em 5 partes.

  1. Tendão: Esse componente é composto por um tecido conjuntivo denso, rico em colágeno e que tem como objetivo a fixação do músculo nos ossos, em capsulas articulares e no tecido subcutâneo. Podem ter aspecto semelhante a cilindros ou fitas.

  2. Ventre Muscular: A porção contrátil do músculo é chama de ventre muscular e é constituida por fibras de miosina e actina que se contraem e relaxam conforme o movimento do músculo.

  3. Aponeurose: Membrana formada por tecido conjuntico que reveste grupos musculares e geralmente apresenta-se em forma de lâminas ou leques.

  4. Bolsas sinoviais: Bolsas cheias de líquido (sinovia) forradas por uma membrana serosa e que possibilitam o deslizamento muscular. Podem ser encontradas entre os músculos ou entre um músculo e um osso.

  5. Bainhas Tendíneas: Estruturas tubulares lubrificantes cheios de líquido que contém o tendão e o permite executar um deslizamento fácil, evitando a formação de fricção entre os tendões e os tecidos adjacentes.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os músculos são divididos em três tipos:

  • Músculos Estriados Esqueléticos: Contraem-se voluntariamente, de acordo com nossa vontade. É chamado estriado por conta da presença de estrias na sua superfície.

  • Músculos Lisos: mais presentes em vasos sanguíneos, vias respiratórias e órgãos do abdômen. Contraem-se involuntariamente, ou seja, independente da nossa vontade.

  • Músculo Estriado Cardíaco: É um músculo estriado, mas involuntário.


Em relação ao músculo estriado esquelético, seus componentes anatômicos são:

  • Ventre Muscular: região capaz de se contrair, composta por fibras musculares e constitui a parte carnosa do músculo.

  • Tendão: é um tecido conjuntivo, com várias fibras de colágeno e que tem como função fixar em ossos, tecidos cutâneos e cápsulas articulares.

  • Aponeurose: também composta por tecido conjuntivo e tem como função envolver os grupos musculares.

  • Bainhas Tendíneas: formam pontes entre as superfícies dos ossos por onde deslizam os tendões.

  • Bolsas Sinoviais: estão entre os músculos ou entre um osso e um músculo.


  • Portanto, os componentes anatômicos do mm são: Ventre Muscular, Tendão, Aponeurose, Bainhas Tendíneas e Bolsas Sinoviais.

1
Dislike0
User badge image

Letícia Rosa

a) ventre muscular: é a porção contrátil do músculo, constituída por fibras musculares que se contraem. constitui o corpo do músculo (porção carnosa). 


b) tendão: é um elemento de tecido conjuntivo, ricos em fibras colágenas e que serve para fixação do ventre, em ossos, no tecido subcutâneo e em cápsulas articulares. possuem aspecto morfológico de fitas ou de cilindros. 


c) aponeurose: é uma estrutura formada por tecido conjuntivo. membrana que envolve grupos musculares. geralmente apresenta-se em forma de lâminas ou em leques. 

d) bainhas tendíneas: são estruturas que formam pontes ou túneis entre as superfícies ósseas sobre as quais deslizam os tendões. sua função é conter o tendão, permitindo-lhe um deslizamento fácil. 


e) bolsas sinoviais: são encontradas entre os músculos ou entre um músculo e um osso. são pequenas bolsas forradas por uma membrana serosa que possibilitam o deslizamento muscular.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais