Buscar

O que é malformação do tubo neural?

tubo neural é a estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e à medula espinhal.

 

💡 3 Respostas

User badge image

Marisa Zephyr

Joyce,

Os defeitos do fechamento do tubo neural (DFTN) são malformações congênitas freqüentes que ocorrem devido a uma falha no fechamento adequado do tubo neural embrionário, durante a quarta semana de embriogênese. Apresentam um espectro clínico variável, sendo os mais comuns a anencefalia e a espinha bífida.

A anencefalia é a ausência completa ou parcial do cérebro e do crânio. A espinha bífida é um defeito de fechamento ósseo posterior da coluna vertebral. O defeito pode ser recoberto por pele essencialmente normal (espinha bífida oculta), ou associar-se com uma protrusão cística, podendo conter meninges anormais e líquido cefalorraquidiano - meningocele; ou elementos da medula espinhal e/ou nervos - mielomeningocele. Outra forma clínica encontrada é a encefalocele, na qual o cérebro e as meninges herniam-se através de um defeito na calota craniana. Aproximadamente 20% das crianças afetadas por DFTN apresentam algum outro defeito congênito associado.

Espero ter ajudado!

Marisa

 

Embora varie consideravelmente nas diversas regiões geográficas, a incidência dos DFTN, de uma maneira geral, se situa em torno de 1:1.000 nascimentos vivos (5,6). O risco de recorrência em futuras gravidezes de um casal que teve um filho com DFTN é cerca de 25 a 50 vezes maior que o risco da população em geral, se situando entre 4 e 5% 

 

2
Dislike0
User badge image

Helena Santana

É uma malformação fetal que ocorrem na fase inicial do desenvolvimento fetal, entre a  até a 5ª semana de gestação, envolvendo a estrutura primitiva que dará origem ao cérebro e à medula espinhal. Durante a gestação, o organismo feminino sofre modificações para se adequar à nova vida que está em formação. Os níveis sanguíneos maternos de folato (eritrocitário e plasmático) diminuem normalmente, talvez como consequência da expansão do volume sanguíneo e do aumento da excreção urinária do folato, sendo que neste período sua absorção mante-se inalterada. Com a queda do folato, esses níveis podem atingir um nível crítico, deixando o feto exposto ao risco de anomalias fetais, dentre elas os Defeitos Fechamento do Tubo Neural(DFTN ou DTN).

Nesses primeiros dias da gestação a placa neural se fecha, formando o tubo neural. O fechamento precoce incompleto resulta em meningocele e mielomeningoceles (espinha bífida) e o fechamento tardio resulta em anencefalia (ausência de cérebro), sendo esta última considerada como incompatível com a vida. A incidência mundial de DTNs em 1998 variava de 1/1000 até 8/1000 nascidos vivos em regiões de altas prevalências. Nesta época no Brasil, a cada 800 nascimentos, uma criança apresentava DTN. Nos Estados Unidos, os defeitos de nascimentos ocorriam em 2,9% de todos os nascidos vivos e lideram a causa de morte entre crianças. Os custos médicos associados com o tratamento da espinha bífida nos Estados Unidos em 1995 eram estimados em 200 milhões de dólares anuais.

2
Dislike0
User badge image

Joyce Magno

Muito obg meninas !! Desde já agradeço a atenção ;)

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais