Buscar

Republica no Brasil, considerando seu carater oligarquico e excludente, dando destaque às revoltas sociais e politicas ocorridas no periodo.

💡 1 Resposta

User badge image

Liliane Itaqui Scheinpflug

Pensada como uma solução aos desmandos e a centralização política do governo imperial, a criação de um governo republicano no Brasil foi vista como uma solução política que concederia ao povo brasileiro a participação nos debates políticos da nação. Assim, a Proclamação da República, em 1889, seria a promessa de uma nova página na história do nosso país.

Porém, no decorrer dessa nova modalidade de governo, notamos a consolidação de uma série de práticas políticas que em nada resolveriam os problemas de exclusão social, política e econômica do Brasil. Logo depois da participação dos militares no poder, em 1893, as elites econômicas do país se encarregaram de manter os privilégios a quem sempre os desfrutaram.

Munidos de uma série de mecanismos previstos em lei e da opulência de seu poder econômico, os barões do café e os coronéis mantinham os menos favorecidos sob a tutela de seus interesses particulares. Entre outros mecanismos, o voto de cabresto, as práticas clientelistas e a Política do Café-com-leite foram medidas excludentes que viriam a agravar a já delicada situação sócio-econômica do Brasil.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais