.
Passei Direto
Há mais de um mês
Injusto penal é a terminologia dada ao tipo quando, em sua verificação analítica(fato tipico/antijuridico/culpavel), o intérprete analisou a tipicidade e a antijuridicidade, sem ater-se ao estudo da culpabilidade.
Lyra
Há mais de um mês
existem vários conceitos de crime...um deles é o conceito analitico. Segundo esse conceito crime é o fato típico, antijurídico e culpável. O substrato chamado de fato típico é composto da conduta (dolo e culpa), resultado, nexo causal e tipicidade. A antijuridicidade é a contrariedade ao direito, aqui você verá as excludentes da legitima ddefesa, estado de necessidade... injusto significa uma fato tipico e antijurídico. Voce verificará que o injusto passa por esses 2 filtros que falei, mas não necessariamente sobre o filtro da culpabilidade. Por isso um fato injusto pode, ou não, ser crime.
Lyra
Há mais de um mês
desculpa colega, mas injusto não é sinonimo de crime. crime é o injusto culpável
Paulo Vitor
Há mais de um mês
Injusto Penal é sinônimo de crime. Faz-se mister, para a atribuição do injusto penal, a aferição dos elemento característicos do crime, a saber: se o fato é típico ilícito e culpável, conforme a teoria tripartida de crime, defendido pela maioria da doutrina pátria.