Buscar

Descreva qual é o papel da p53 na regulação do ciclo celuar

💡 3 Respostas

User badge image

Mayara Cristina

Durante o ciclo de divisão celular que a proteína p53 verifica possíveis ocorrências de uma mutação na sequência do código genético, que é uma consequência de um erro de replicação do DNA. Caso seja identificada a existência de uma mutação, compete à proteína p53, através de um conjunto de reações, ativar as proteínas de reparação de forma a repor o DNA ao seu estado normal.

Em casos onde há danos no DNA, caberá à proteína p53 impedir que a célula em questão entre em mitose e complete a divisão celular. Para este fim, uma de duas ações podem ser tomadas: induzir a morte da célula através da apoptose, ou impedir que esta se multiplique definitivamente, provocando senescência celular.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O exercício nos propõe a identificar, de acordo com a indagação apresentada e as informações contidas no corpo de texto do enunciado, a função da proteína p53 na normalização do ciclo celular. Dessa maneira, temos que ajuda o organismo a lidar com danos que são feitos ao DNA ao longo da vida (como por exemplo os raios ultra violeta emitidos pelo sol e, também, os níveis de radiação encontrados em aparelhos eletrônicos) de um ser humano. Esse auxílio é possível porque essa proteína tem a função de não deixar as células essas células defeituosas espalharem seu DNA danificado por meio da divisão celular.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais