Buscar

Qual a diferença entre Moral e Direito?

💡 4 Respostas

User badge image

Thayná Roquim

        A moral contém as regras que são cumpridas espontaneamente sem a necessidade de coação. O indivíduo que age moralmente e possui consciência desse ato, já se enquadra às regras dos ditames da moral.         Já o direito possui regras que, sem fugir dos ditames da moral (porque, tais regras podem também estar inseridas no âmbito da Moral), para serem cumpridas às vezes necessitam de ser impostas por órgãos competentes (juízes, tribunais, etc.), conforme nos ensina (DINIZ 2007) “é o complexo de normas jurídicas que regem o comportamento humano, de modo obrigatório, prescrevendo uma sanção no caso de sua violação”. Exemplo disso é o pai que se nega a prestar alimentos aos filhos e o juiz o obriga a fazê-lo. É moral que após o divórcio o pai preste alimentos aos filhos, mas este pode se negar a prestá-los, fazendo com que sua esposa acione o judiciário para que se cumpra uma regra jurídica que também é moral. Veja mais no artigo deste link: https://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=6127
1
Dislike0
User badge image

Larissa Fernandes

Quanto à natureza:

Moral:  Visa a intenção, é bilateral, que não atribui dever. Exemplo: Não é obrigatório pagar o dízimo da igreja, você paga se estiver conscientizado. obs:. Algumas doutrinas afirmam que a moral é unilateral, então sugiro que você pesquise sobre.

Direito: Visa o ato externo, é bilateral atributivo, o direito tem dois lados: Um com direitos e outros com deveres, o direito ao conceder direitos, impõe obrigações. Exemplo: O Estado atribui o dever de pagar alguma conta, se você se negar a pagar, ele poderá tomar os seus bens.

Quanto à forma:

Moral: É autônoma -  na moral, a adesão às regras se dá de forma autônoma, ou seja, o indivíduo tem a opção de aceitar ou não aqulas regras. Só depende de você, da sua intenção. Incoercibilidade  - na moral não há instrumentos punitivos para aqueles que não observam suas regras = moral é autônoma incoercível.

Direito: é heterônomo  - no direito, o indivíduo se submete a uma vontade maior, alheia à sua, que são as normas existentes.

Coercibilidade -  é a força que a norma tem para cumpri-la. O indivíduo deverá obedecer as normas por temer a imposição de uma penalidade = o direito é heterônomo coercível.

Quanto ao conteúdo:

Moral - Visa o bem particular.

Direito - Visa o bem comum.

 

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A diferença é que a moral pode ser definida como o conjunto de costumes, práticas, usos ou condutas de uma comunidade. A moral se refere ao íntimo do indivíduo é não é dotada de coação. Já o Direito é dotado de coercibilidade e são normas gerais e imperativas cominando, em alguns casos, sanções. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais