Buscar

Constitucional Parecer Juridico

Na CCJC Isabel terá de enfrentar seu primeiro desafio: a analista legislativa Eva lhe passa uma demanda proveniente de um projeto de lei ordinária de autoria do deputado federal x do estado de Goiás. Em seu teor, esse projeto de lei visa proibir o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e bancários após as 17 horas das segundas às sextas-feiras. No que tange aos sábados, esses estabelecimentos teriam vedado o funcionamento. Nas razões do projeto em tela, o parlamentar justifica que o comércio é uma atividade integrante do setor terciário que deve ter fixados os horários de funcionamento em razão da segurança pública e do bem-estar de seus funcionários. Não obstante o comércio ser responsável pela circulação de riquezas de nosso PIB, trata-se de uma competência privativa da União regular esse tema, haja vista tratar-se de matéria de direito comercial nos termos do art. 22, inc. I, da CRFB/88. Caberá a você elaborar a proposta que expressa a opinião da referida CCJC para apreciação dos parlamentares e posterior encaminhamento do projeto para prosseguimento perante as demais comissões da Câmara dos Deputados

💡 2 Respostas

User badge image

Israel Baltar

gjfj

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

De acordo com o artigo 30, I da Constituição, complementado pelo enunciado da Súmula 645 do STF, tal lei seria inconstitucional, vez que a competência para tratar da fixação do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais é municipal.

"Art. 30. Compete aos Municípios:

I - legislar sobre assuntos de interesse local;"

"Enunciado da Súmula 645 do STF. É competente o município para fixar o horário de funcionamento de estabelecimento comercial."

Desta forma, lei federal com este conteúdo usurparia a competência do município. 

Importa ressaltar que, no caso em específico dos estabelecimentos bancários, o enunciado da súmula 19 do STJ determina que "a fixação do horário bancário, para atendimento ao público, é de competência da União".

No caso em tela, no entanto, não nos parece que o legislador tenha a intenção de regular específicamente o horário bancário de atendimento ao público, e sim o horário para funcionamento do comércio em geral, inclusive dos estabelecimentos bancários, incidindo também para estes o teor da súmula 645 do STF.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais