A) As crianças não são ingênuas por isso devem receber uma formação religiosa.
B) As crianças eram vistas como vivendo em um período de racionalidade pagã, em virtude da influência da cultura greco-latina.
C) As crianças eram vistas como vivendo em um período de irracionalidade, sendo os pequenos, até mesmo, considerados irracionais e malvados.
D) As crianças não são naturalmente pagãs, irracionais e malvadas, por isso devem receber uma formação religiosa.
E) As crianças eram vistas como vivendo em um período de irracionalidade, sendo considerados seres em formação e por isso todas as crianças deveriam receber suas primeiras formações dentro dos mosteiros.
Marcos Cruz
Pelo conhecimento que tenho história e sobre a idade medieval, acredito que seja a C.
Flavio Henrique Lobato
De acordo com minhas leituras em várias fontes, a resposta correta seria a letra E). "As crianças eram vistas como vivendo em um período de irracionalidade, sendo considerados seres em formação e por isso todas as crianças deveriam receber suas primeiras formações dentro dos mosteiros".
________________________________________________________________________
Os séculos XVI e XVII, como bem demonstra Philippe Ariès (1978), famoso historiador francês, esboçam uma concepção de infância centrada na inocência e na fragilidade infantil.
________________________________________________________________________
Heywood (2004) mostra, no seu trabalho, que havia uma infância presente na Idade Média, mesmo que a sociedade não tivesse tempo para a criança. Ao mesmo tempo apresenta a tese de que a Igreja já se preocupava com a educação de crianças, colocadas ao serviço do monastério. Já no século XII, assegura o estudioso, é possível encontramos indícios de um investimento social e psicológico nas crianças. Nos séculos XVI e XVII já existia “uma consciência de que as percepções de uma criança eram diferentes das dos adultos” (p. 36-7).
Fonte: FROTA, A. M. M. C. Diferentes concepções da infância e adolescência: a importância da historicidade para sua construção. Revista Psicologia, v. 7, nº1. 2007. Discponível em: <http://www.revispsi.uerj.br/v7n1/artigos/html/v7n1a13.htm> Acessado em: 30 de mar. de 2014.
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
História da Educação I
•UNIQ
Cicero Santos
História da Idade Média Ocidental
•ESTÁCIO
Aline Baldez
Compartilhar