Buscar

O que é Direito?

gostaria de saber dos futuros dooutores o conceito que dão as nossas regras de convívio.

se possivel CONCEITOS PROPRIOS.

💡 7 Respostas

User badge image

Keilah Gularte

Fiz alguns semestres de Direito (antes de deixar o curso), e tenho o Direito como o seguinte: O Direito pode ser visto como a sua própria ciência ou um conjunto de normas jurídicas de regem as sociedades (não esquecendo das normas não positivadas). Esse também pode tomar o sentido daquilo que é justo (relacionando-o intimamente à justiça), reto e conforme a lei, dentro dos parâmetros estabelicidos ara manter a ordem e o desenvolvimento de uma sociedade. E ainda: podemos utilizar o sentido de Direito como um regalia, um previlégio, que todo e qualquer cidadão possui dentro de seu Estado (ex.: Título II de nossa CF). Espero ter ajudado! 

2
Dislike0
User badge image

Lyra

Darei um conceito de direito à luz da teoria tridimensional do direito formulada por MIguel Reale. Direito é a construção cultural e é a disciplina normativa, heteronoma, bilateral e imperativo-atributiva da vida exterior e relacional das pessoas, dotada de validade eficácia e coercibilidade, tendente a realização da segurança, equilibrio e bem comum, dentro de uma sociedade organizada pela captação, tradução e aplicação do valor eterno JUSTIÇA!

2
Dislike0
User badge image

André Luis Albino de Moraes Marques

Muito boa a resposta da Keilah, que citou o Direito como ciência do direito(Jurisprudência), direito objetivo(positivo), direito subjetivo(as "regalias") e ainda a relação íntima, mas distinta, da justiça. Tudo isso de maneira própria, sem CTRL+C / CTRL+V.

+1

Adicionaria, não obstante, o aspecto intersubjetivo do direito, que vincula o direito a ser ENTRE SUJEITOS, ou seja, relações jurídicas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais