Buscar

Sobre o processo de origem do Retículo Endoplasmático. Explique como se originou o Retículo endoplasmático e sua relação com o Envoltório Nuclear.

💡 3 Respostas

User badge image

Nathália Silva

O retículo endoplasmático é uma organela membranosa que, muito provavelmente, surgiu à partir da invaginação da membrana plasmática e está presente em todas as células eucariontes. Ela se trata de um complexo e extenso sistema interconectado de membranas, contínuo ao envelope nuclear, podendo se estender por toda a célula. Esse sistema está disposto de maneira a se dobrar diversas vezes formando algo semelhante a canais e/ou sacos que são denominados cisternas.

O Envoltório nuclar é um envelope nuclear consiste de uma dupla membrana, com a presença de uma cisterna perinuclear entre as camadas do envoltório, sendo a face interna da membrana interna revestida por cromatina. Já a face externa da membrana externa apresenta polirribossomos aderidos à sua superfície, e é contínua ao retículo endoplasmático rugoso.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O exercício nos propõe a identificar, de acordo com a indagação apresentada e as informações contidas no corpo de texto do enunciado, o processo que da origem ao retículo endoplasmático e, além disso, explicar sua relação com o envoltório nuclear. Dessa maneira, temos que a origem do retículo endoplasmático foi descoberta por Albert Claude, um homem de nacionalidade belga. Sua descoberta – que ocorreu no ano de 1945 – mostrou que o retículo endoplasmático é composto por uma gama de túbulos interconectados que possuem uma forma achatada e que se comunicam diretamente com a carioteca (envoltório nuclear). Além disso, foi verificado que o retículo endoplasmático é constituído através da invaginação da membrana plasmática.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais