Buscar

Como é feita a síntese proteica ?

💡 2 Respostas

User badge image

Layla Maria

síntese proteica é o mecanismo de produção deproteínas determinado pelo DNA, que acontece em duas fases chamadas transcrição e tradução. O processo acontece no citoplasma das células e envolve ainda RNA, ribossomos, enzimas específicas e aminoácidos que formarão a sequência da proteína a ser formada.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Todas as células funcionam através de suas proteínas. A função proteica é definida pela sua função molecular, localização no interior da célula e envolvimento num processo biológico particular. Todos os componentes da função da proteína são definidos pela composição exata, estrutura e conformação das proteínas, que é criptografada dentro da região do DNA (chamada locus) que codifica essa proteína. Com o processo de síntese de proteínas, as células biológicas geram novas proteínas, que por outro lado são equilibradas pela perda de proteínas celulares via degradação ou exportação.


A transcrição é o primeiro dos dois passos gerais de síntese de proteínas . Durante a transcrição, a informação codificada no DNA é copiada para uma molécula de RNA como uma fita da dupla hélice do DNA é usada como modelo. A molécula de RNA é enviada para o citoplasma, que ajuda a reunir todos os componentes necessários para a síntese de proteínas - aminoácidos, transportar RNAs, ribossomos etc. No citoplasma, os polímeros de proteína são "sintetizados" por meio de reações químicas - isto é, Por que o processo é conhecido como "síntese de proteínas" ou ainda mais precisamente - "biossíntese de proteínas". A cópia de RNA da informação genética da proteína codificada na molécula de DNA é produzida no núcleo e é chamada de RNA mensageiro (mRNA).


Cada mRNA codifica a informação para uma única proteína e é muito menor em tamanho comparado à molécula de DNA. Isso possibilita que as moléculas de mRNA saiam do núcleo através de pequenas aberturas chamadas poros nucleares. Uma vez que sai do núcleo e entra no citoplasma, o mRNA poderia interagir com uma estrutura celular conhecida como ribossomo, que serve como montador da célula dentro do processo de síntese protéica. O ribossomo consiste de proteínas e moléculas de RNA ribossomo (rRNA), que são organizadas em duas subunidades. O mRNA inicialmente se liga a apenas uma das subunidades do ribossomo. Quando o mRNA interage com a subunidade do ribossomo grande, isso desencadeia a abordagem de outra molécula de RNA, chamada RNA de transferência (tRNA).


A molécula de ARNt possui uma sequência específica de 3 bases (anti-codão), que tem como complemento uma sequência correspondente (codão) dentro da sequência de ARNm. Quando o encontra, liga-se ao mRNA, já que a outra extremidade do tRNA é “carregada” com um aminoácido. Neste ponto chega a outra sub-unidade do ribossomo e uma estrutura completa é formada. O primeiro tRNA se liga ao chamado "códon de início", que é o mesmo para todas as proteínas. Quando a estrutura completa do ribossomo é formada, outra molécula de RNAt se aproxima. O próximo ARNt difere do primeiro e está carregando outro aminoácido. Mais uma vez, o ARNt deve ter um anti-codão que corresponda ao segundo codão do ARNm.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais