Buscar

Responda a questão de forma fundamentada, externando uma reflexão sore a possível decriminalização da maconha.

💡 2 Respostas

User badge image

Natalia Araújo

Tema recorrente nas pautas dos principais jornais, a discriminalização da maconha é amplamente discutida por vários setores da sociedade. Recentemente o tema ganhou força, após os massacres que ocorreram em diversas penitenciarias do país, colocando em cheque o atual sistema carcérario brasileiro, bem como a forma de penalização das condutas relevantes ao direito penal. O 27° relatório publicado pela organização Human Rights Watch, concluiu que em 2005, 9% dos presos no Brasil haviam sido detidos por crimes relacionados às drogas. Em 2014 este percentual subiu para 28%. O endurecimento das penas provocado pela aprovação da Lei de Drogas (11.343/06) e a falta de clareza na interpretação da mesma, levou muitos usuários a serem condenados como traficantes. Isso foi o fator chave para o aumento da população carceraria no Brasil.

Devemos primeiro fazer uma breve diferenciação entre legalização e descriminalização da maconha. Enquanto que na legalização todas as sanções possiveis são eliminadas, na descriminalização o ato deixa de ser ilícito apenas do ponto de vista penal. O sujeito ainda pode sofrer punições administrativas, como multas, serviços comunitários, cursos ofertados pelo Estado, etc. É autorizado ao individuo portar uma certa quantidade de maconha, desde que não exceda o limite permitido, que varia de acordo com cada país.

Com a descriminalização da maconha, o sistema penal ficaria aliviado de tanto trabalho excessivo causado pela nossa atual politica anti-drogas. Outro setor que ganharia muito é o da medicina, visto que todos os anos, estudos são publicados mostrando o uso benefico da maconha para tratamento de doenças neurológicas, câncer, doenças patológicas e glaucomas. Em países em que a drogra é discriminalizada não houve aumento do número de usuários, tampouco do crime. A criminalização da maconha hoje gera inumeros prejuízos a população, e o principal deles é o tráfico, já que a maconha é a droga ilícita mais consumida no Brasil e no mundo. Porém é ilusão achar que a maconha causa todos os problemas com o crime no Brasil, nosso país possui uma matriz histórica de desigualdades, sociais e culturais. O individuo que é preso no Brasil hoje por porte ilegal de droga, é detido em presídios que são dominados por grandes facções, lá ele aprende o "BEABA" do crime. E muitas vezes tem de se aliar a ele para garantir sua sobrevivência. Quando saí este individuo nem sempre recebe uma oportunidade, uma segunda chance, pois a nossa sociedade criou um extigma com ex-presidiário, e ele se vê obrigado a voltar para o mundo do crime. 

Pensar na descriminalização é uma questão obrigatória para uma ciência como o Direito, que deveria acompanhar as evoluções, os anseios da sociedade, promovendo a justiça social e visões menos conservadoras.

0
Dislike0
User badge image

Florial Alves

A sociedade, precisa ser educada no sentido de entender, que o usuário propriamente dito não pode ser colocado nesses armazéns carcerário pois a ele deveria ser dado uma atenção diferenciada, pois trata-se de um doente que precisa ser tratado
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais