Buscar

O que é Privacidade e Intimidade?

💡 2 Respostas

User badge image

Jess W

Privacidade e o direito de mantermos as informacoes e acontecimentos da vida privada (conversas, relacoes) protegido de terceiros> Intimidade e tudo que acontece dentro ambito domiciliar e nas relacoes familiares, e no seu intimo. Isso tambem, se relaciona com Direito a Honra e Imagem. 
Westin ( bom conhecer dar uma lida no que ele diz acerca de privacidade) Westin descreve quatro estados de privacidade: a solidão, a intimidade, o anonimato, e se reserve. Esses estados precisam equilibrar a participação com base em normas: Cada indivíduo está continuamente empenhado num processo de ajuste pessoal, na qual ele equilibra o desejo de privacidade com o desejo de divulgação e comunicação de si mesmo aos outros, em função das condições ambientais e as normas sociais estabelecidas pela sociedade em que vive. - Alan Westin, privacidade e liberdade, de 1968.[6]

No direito à privacidade está abrangido os direitos à intimidade, o direito à honra, à imagem, a inviolabilidade do domicílio, o sigilo de correspondência e das comunicações telegráficas, de dados das comunicações telefônicas. O artigo 11 do Pacto de San José da Costa Rica, recepcionado no Brasil pelo Decreto 678 de 1992, assegura a Proteção da honra e da dignidade: toda pessoa tem direito ao respeito da sua honra e ao reconhecimento de sua dignidade; Ninguém pode ser objeto de ingerências arbitrárias ou abusivas em sua vida privada, em sua família, em seu domicílio ou em sua correspondência, nem de ofensas ilegais à sua honra ou reputação; Toda pessoa tem direito à proteção da lei contra tais ingerências ou tais ofensas. “Os direitos à intimidade e à própria imagem formam a proteção constitucional à vida privada, salvaguardando um espaço íntimo intransponível por intromissões ilícitas externas. A proteção constitucional consagrada no inciso X do art. 5.º refere-se tanto a pessoa física quanto a pessoas jurídicas, abrangendo, inclusive, à proteção à própria imagem frente aos meios de comunicação em massa.” [2]


Espero ter ajudado.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Existe a teoria de círculos concêntricos, por meio da qual a privadidade seria um círculo maior, abarangendo a intimidade, em um círculo menor.

Assim, podemos dizer que toda intimidade é privada, mas nem toda privacidade é íntima.

Por meio da privacidade, temos todos os aspectos que se relacionam com a personalidade que não dizem respeito ao público ou ao interesse público, não podendo, portanto, ser invadida por qualquer um, seja particular ou público.

Já na intimidade, temos os segredos mais identitários da pessoa, a esfera mais interna e intrínseca, como por exemplo o campo psíquico e sexual daquele que possui personalidade.

De qualquer forma, o ordenamento jurídico brasileiro tutela ambas as situações (art. 5º, X, da CRFB).

"Art. 5º. [...]

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;"

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais