Parte de uma floresta foi queimada e transformada em pastagem. Usando adjetivos como simples/complexo, pequeno/grande, compare estes dois ecossistemas em termos de: biodiversidade, biomassa total, teia alimentar, relação produção/consumo.
Paulo Dias
As florestas tropicais de toda a biosfera são consideradas um grande berço de biodiversidade, onde pode ser encontrado boa parte do endemismo mundial. Uma vez que parte de toda biomassa vegetal e animal é equilibrada dinamicamente e advém desse tipo de ecossistema, a uma grande produção natural de compostos que podem ser utilizados para diversas finalidades, como alimentação, indústria e pesquisa. Esse tipo de ecossistema ainda possui teias alimentares diversas e complexas entre suas comunidades e populações, atuando como um grande organismo funcional na mitigação de sérios impactos ambientais.
De forma contrária, ambientes com pastagem possuem uma biodiversidade pobre e pequena quando nos referimos a riquezas das espécies vegetais e animais presentes, isso devido a uma teia alimentar simples, que acarretam sérias pragas agrícolas, e uma alta biomassa de apenas uma ou duas culturas vegetais, direcionadas somente para o consumo de determinado organismo animal, seja em uma cultura pecuária ou alimentação humana. Uma série de problemas ambientais surgem com esse tipo de produção, principalmente o uso de defensivos agrícolas (agrotóxicos) e impactos crescentes sobre a não mitigação de problemas ambientais (poluição, mudança climática, perda de hábitat, etc...).
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Ecologia de Comunidades e Ecossistemas
•UFPI
Susane Nascimento
Compartilhar