Com respeito à obra "O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS", qual a teoria mais adequada para a aplicação do direito, a libertária ou a do utilitarismo?
Francis Savio
Acredito que seja a do utilitarismo.
sua tese afirma que: o utilitarismo é uma doutrina etica que prescreve a ação (ou inação) de forma a optimizar o bem estar do conjunto dos seres secientes . O utilitarismo é então uma forma de consequencialismo, ou seja, ele avalia uma ação unicamente em função de suas consequências...
No caso da caverna, eles escolhem atraves da sorte, ou azar, qual deles seria o ''salvador'' dos outros. Podemos dizer que a morte de um seria vista como o bem maior, afinal de contas se isso n acontecesse eles n estariam sendo julgados por isso, estariam tds mortos. Podemos dizeer q a teoria do utilitarismo é Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar (Princípio do bem-estar máximo). e infelizmente ou felizmente, tem-se que fazer alguns sacrificios para o bem estar da sociedade, ou dos 4 operarios.
espero ter ajudado... braçs
Moisés Soares Alves
Entendo. Mas se adotássemos a doutrina libertária, neste caso, em relação à microsociedade criada naquela situação insólita buscar-se-ia uma alternativa no que tange à resolução da inanição sofrida por eles. O que acha?
Andre Smaira
Para responder a esta pergunta é necessário colocar em prática nosso conhecimento sobre Teoria do Direito I.
A teoria adequada é a teoria do utilitarismo, pois apesar do assassinato ter sido um acordo, é necessário que a lei seja cumprida, sendo uma ação correta.
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Introdução ao Direito I
•UNINOVE
Douglas Lima
Introdução ao Direito I
•UNIBRA
fabiola ramos
Fundamentos Histórico de Direito
•UNIFACS
Thiago Luis
Compartilhar