Buscar

A atividade cafeeira apresenta algum risco para o ser humano?

Segurança do Trabalho x Cafeicultura

💡 1 Resposta

User badge image

Cristiane Dutra

Toda e qualquer atividade produtiva é passível de haver riscos, na produção do café não édiferente, já que o trabalhador está exposto a uma série de situações que podem gerar riscos a sua vida. Como a grande maioria do café é produzida por pequenos e médios produtores, essa carga e descarga é feita por uma grande quantidade de trabalhadores. O trabalhador faz um esforço físico intenso, com o passar do tempo ocorre problemas relacionados principalmente à ergonomia.

O aumento da exigência por melhores resultados, e consequentemente do esforço físico pode causar o desenvolvimento de doenças osteomioarticulares relacionadas ao trabalho (DORT) em curto, médio e longo prazo. O ritmo de trabalho acelerado, flexões e rotações constantes da coluna associada à elevada carga transportada favorecem ao desenvolvimento de doenças ocupacionais e, portanto, necessitam de intervenção ergonômica imediata para minimizar os riscos na saúde dos trabalhadores.

Riscos físicos: Aerodispersóides no ambiente (poeira de vegetais e minerais ).

 Riscos biológicos: Picadas de insetos.

Riscos ergonômicos: Esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, exigência de postura inadequada, controle rígido de produtividade, imposição de ritmos excessivos, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade.

Riscos de acidentes: arranjo físico inadequado e animais peçonhentos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais