Buscar

gostaria de saber sobre se perempção é a mesma coisa de decadência

💡 2 Respostas

User badge image

João Victor Torres

Decadência é a perda do direito pelo decurso do tempo. A perda  pelo titular de um direito potestativo que deixa de praticá-lo dentro do prazo legal. Ex.: art. 178 CC prazo de 4 anos para anular negócio jurídico inválido.

Perempção é a perda do direito de ação por ter o autor dado causa a extinção da mesma ação por três vezes. Ex.: Fulano processa Cicrano por ter danificado seu carro. Por três vezes Fulano deixa abandona a causa causando extinção do processo. Não poderá ajuizar a mesma ação na quarta vez.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Não são a mesma coisa. A perempção é um instituto de direito processual aplicado somente na ação penal privada em que em virtude da inércia há a extinção da punibilidade do agente. Ela está prevista no artigo  60 do Código de Processo Penal que dispõe:

Art. 60.  Nos casos em que somente se procede mediante queixa, considerar-se-á perempta a ação penal:

I - quando, iniciada esta, o querelante deixar de promover o andamento do processo durante 30 dias seguidos;

II - quando, falecendo o querelante, ou sobrevindo sua incapacidade, não comparecer em juízo, para prosseguir no processo, dentro do prazo de 60 (sessenta) dias, qualquer das pessoas a quem couber fazê-lo, ressalvado o disposto no art. 36;

 III - quando o querelante deixar de comparecer, sem motivo justificado, a qualquer ato do processo a que deva estar presente, ou deixar de formular o pedido de condenação nas alegações finais;

IV - quando, sendo o querelante pessoa jurídica, esta se extinguir sem deixar sucessor.

Já a decadência é instituto de direito material aplicado em ações penais privadas e públicas condicionadas à representação onde há a perda do direito potestativo da parte em virtude da sua inércia em fazer a representação ou queixa. Ela está prevista no artigo 103 do Código Penal:

 Art. 103 - Salvo disposição expressa em contrário, o ofendido decai do direito de queixa ou de representação se não o exerce dentro do prazo de 6 (seis) meses, contado do dia em que veio a saber quem é o autor do crime, ou, no caso do § 3º do art. 100 deste Código, do dia em que se esgota o prazo para oferecimento da denúncia. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais