Buscar

Quais as quatro características da experiência constitucional britânica?

💡 2 Respostas

User badge image

Marcos Souza

) O Direito Constitucional tem como uma de suas principais características a supremacia pois é o mais elevado patamar dos poderes normativos. É considerado a LEI FUNDAMENTAL, aquela que organiza e regula o poder público estadual, ao mesmo tempo, garante os direitos fundamentais da comunidade de pessoas em nome das quais este poder é exercido, garantindo assim um equilíbrio, nem sempre fácil, entre os mesmos. Sob a responsabilidade...

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Quanto a forma, a Constituição Britânica é uma constituição não escrita. Sua maior parte está em forma de leis, jurisprudências, tratados e convenções. É elaborada de forma esparsa no decorrer do tempo, fruto de um processo de sedimentação histórica. Pode haver documentos escritos na Constituição não escrita, desde que elaborados de forma esparsa, no decorrer do tempo.

Quanto ao modo de elaboração, é uma constituição histórica. Tem sua formação por meio de um longo e continuo processo de consolidação jurídica de fatores históricos e, principalmente, comportamentais de um povo.

Quanto a estabilidade, é uma constituição flexível. O alicerce constitucional vem sendo exercido de acordo com o princípio da soberania parlamentar, segundo a qual os estatutos são aprovados pelo Parlamento, que é a suprema e única fonte do direito. Os membros do parlamento podem mudar a Constituição simplesmente aprovando novas leis, não sendo requerido procedimento especial para sua modificação. 

Quanto a ideologia, é uma constituição eclética. Traz mais de uma ideologia em seu texto. É uma constituição plural, típica de Estados Democráticos.

É uma constituição principiológica, onde o princípio da soberania parlamentar, do Estado Unitário, da Monarquia Constitucional são preponderantes.

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais