Buscar

lingua portuguesa

A concordância nominal se baseia na relação entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se ligam para caracterizá-lo (artigos, adjetivos, pronomes adjetivos, numerais adjetivos e particípios). Marque a opção que completa corretamente a frase: Não foi _________ a suspensão que lhe deram, porque você foi o que ________ falhas apresentou; podiam ter pensado em outras penalidades mais ____________.
Quest.: 5
 
  justa, menos, cabíveis
  justo, menas, cabível
  justa, menos, cabível
  justo, menos, cabíveis
  justo, menos, cabível

💡 6 Respostas

User badge image

Rodolfo Muniz Viana

A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica flexiva ocidental originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A concordância nominal se baseia na relação entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se ligam para caracterizá-lo (artigos, adjetivos,  pronomes adjetivos, numerais adjetivos e particípios). Basicamente, ocupa-se  da relação entre nomes.

A concordância nominal consiste na adaptação de alguns substantivos aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras de que dependem.

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a correta.


“Justa, menos, cabíveis.”

Esta é a alternativa correta, pois todas as palavras apresentam concordância em gênero, número (singular ou plural) e grau com os substantivos que as seguem ou precedem.

“Não foi justa a suspensão que lhe deram, porque você foi o que menos falhas apresentou; podiam ter pensado em outras penalidades mais cabíveis.


“Justo, menas, cabível.”

Está incorreta, pois a palavra “justo” não concorda em gênero com o substantivo “suspensão”, que a sucede. A palavra “menas” não existe e a palavra “cabível” não concorda em número com o substantivo no plural “penalidades”, que a precede.


“Justa, menos, cabível.”

Está incorreta, pois a palavra “cabível” não concorda em número com o substantivo no plural “penalidades”, que a precede.


“Justo, menos, cabíveis.”

Está incorreta, pois a palavra “justo” não concorda em gênero com o substantivo “suspensão”, que a sucede.


“Justo, menos, cabível.”

Está incorreta, pois a palavra “justo” não concorda em gênero com o substantivo “suspensão”, que a sucede, e a palavra “cabível” não concorda em número com o substantivo no plural “penalidades” que a precede.

0
Dislike0
User badge image

Pablo Henrique

primeira alternativa

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais